Procon-SP orienta sobre pagamentos de contas no débito automático

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 13 de novembro de 2017 às 22:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:26
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Órgão ressalta a importância do controle sobre a conta bancária e do saldo disponível nas datas

O serviço de débito automático foi criado para oferecer mais comodidade ao consumidor, mas também pode se tornar um verdadeiro pesadelo e apresentar problemas, portanto, é importante ficar atento. Pensando nisso,o Procon-SP apresenta algumas dicas para evitar dor de cabeça. Confira:

* É importante ter total controle sobre a conta bancária e verificar se o saldo estará disponível nas nas datas dos débitos;

*O débito pode ocorrer em qualquer hora do dia programado para pagamento;

*Consulte sempre a conta por meio de saldos e extratos e marque as contas pagas para garantir um controle maior;

*Confira se na conta cadastrada esta inserida a informação “Conta em débito automático”.

*Para contas no débito automático, o consumidor deve fazer a solicitação com o banco e com o fornecedor do serviço. O mesmo acontece para cancelar ou suspender;

*Caso haja troca de banco, agência e conta, o fornecedor deve ser comunicado para que a atualização dos dados seja feita;

*O consumidor tem o direito de escolher a forma que quer pagar suas contas, seja em débito automático ou da forma convencional, em uma agência bancária ou em outros estabelecimentos que tenha essa disponibilidade. A possibilidade de débito direto na conta não pode ser imposta pela instituição financeira;

*Em caso de problemas com a cobrança via débito automático, entre em contato com a empresa prestadora do serviço. Persistindo a falha, consulte o órgão de defesa do consumidor mais próximo.


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