​Procon avisa plataformas online para coibir preços abusivos de álcool em gel

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de março de 2020 às 13:06
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

As empresas que mantiverem a oferta de produtos muito acima do mercado serão multadas.

A Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado, notifica todas as plataformas de venda online para que tirem de suas ofertas preços que sejam desproporcionais e abusivos para álcool em gel, máscaras e qualquer outro produto ligado à prevenção do novo coronavírus.

O preço médio será estabelecido por pesquisa efetuada pela Escola de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon-SP, que será informado às plataformas. 

As empresas que mantiverem a oferta de produtos muito acima do mercado serão multadas.

Denúncia

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), é caracterizada como prática abusiva elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços. 

Dessa forma, se o cliente se deparar com algum valor de produtos ou serviços relacionados ao coronavírus que considere abusivo, pode fazer a denúncia via internet (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para Android e iOS – ou redes sociais, marcando @proconsp, indicando o endereço ou site do estabelecimento.

O Procon-SP solicitará esclarecimento junto ao fornecedor ou plataforma de venda online, que poderá responder a processo administrativo e até ser multado caso a infração seja constatada.


+ Economia