Primitivo ou Zinfandel?

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 10 de março de 2017 às 10:28
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 13:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Como já postei sobre a mesma uva com nomes diferentes, de acordo com a região, segue aqui mais um exemplo.

Quando o assunto é vinho italiano, uma das uvas lembradas é a Primitivo. Mas já ouviu falar de vinhos elaborados coma Primitivo em outros países?

A Primitivo italiana, é a mesma uva Zinfandel que produz ótimos vinhos na Califórnia.

Como o terroir é diferente, parecem uvas distintas, mas o resultado são  vinhos de ótima qualidade com características próprias.

A Primitivo ou Zinfandel  é muito versátil, apesar de não ter um cultivo fácil. Quando na mão de bons e sérios profissionais, pode produzir desde grandes tintos, roses, brancos e até mesmo fortificados. 

O “ Primitivo de Manduria “ é uma denominação de Origem controlada dos vinhos produzidos com esta uva na região de Manduria na Puglia – Itália, onde se tornou o vinho emblemático da região  e reconhecido em todo o mundo.

Este é mais um exemplo da mesma variedade de uva produzida no Novo e Velho Mundo com resultados  e características bem diferentes.

O que não entendo como um problema, mas sim uma oportunidade de degustar e conhecer mais sobre vinhos e a influência que o terroir e o produtor pode ter sobre o resultado final.

E você, já tem uma ideia formada, ou vamos nos dar a oportunidade de nos surpreender com novos sabores e aromas?


+ zero