Primeiro protótipo de carro híbrido flex do mundo é apresentado em SP

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 19 de março de 2018 às 13:38
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:37
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com apoio da Agência Investe SP, a Toyota acaba de lançar o primeiro carro híbrido flex do mundo

O governador Geraldo Alckmin
participou, nesta segunda-feira, 19 de março, da apresentação do primeiro
protótipo de veículo híbrido equipado com motor de combustão interna flexfuel,
realizada no Palácio dos Bandeirantes. O projeto, que combina um propulsor
elétrico e outro flexível a gasolina e etanol, colocou lado a lado as equipes
de engenharia da Toyota no Japão e no Brasil, para somar esforços e buscar
sintonia entre as tecnologias.

O governador se mostrou entusiasmado
com o veículo: “Hoje é um dia histórico. Está sendo apresentado o primeiro
carro híbrido, elétrico e flex, do mundo com etanol. Quero cumprimentar toda a
equipe da Toyota, por meio do seu presidente no Brasil. O etanol emite menos
carbono, pois é uma energia renovável através da cana-de-açúcar. É um feito
extraordinário à saúde, ao consumidor e ao meio ambiente”, ressalta Alckmin.

O protótipo foi construído sobre a
plataforma do modelo Prius, usada como base para condução dos trabalhos. A
marca ainda estuda possibilidades de produção dessa tecnologia no Brasil no
futuro. As ações foram direcionadas no sentido de extrair o potencial máximo de
cada solução: alta eficiência, baixíssimos níveis de emissões e capacidade de
reabsorção dos impactos de gás carbono, ao utilizar combustível oriundo de
fonte 100% renovável. A companhia deu início à fase de testes de rodagem com a
cerimônia na capital paulista.

Metas ambientais

O modelo do primeiro automóvel
híbrido flex faz parte de um conjunto de esforços da Toyota no cumprimento de
metas ambientais ambiciosas, previstas no seu Desafio Ambiental 2050. “Estou
muito orgulhoso de nossos engenheiros da Toyota do Brasil, que trabalharam com
objetivo de desenvolver o veículo híbrido mais limpo do mundo, que usa etanol,
para nossos clientes brasileiros. A inovação demonstra que a empresa segue a
passos firmes rumo à jornada em prover uma nova sociedade de mobilidade”, diz
Steve St.Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe e chairman da
Toyota do Brasil, Argentina e Venezuela.

Estudos preliminares realizados pela
fabricante apontam que o híbrido flex possui um dos mais altos potenciais de
compensação e reabsorção na emissão de CO2 gerado desde o início do ciclo de
uso do etanol extraído da cana-de-açúcar, passando pela disponibilidade nas
bombas de abastecimento e queima no processo de combustão do carro. Quando
abastecidos apenas com etanol (E100), os resultados se mostraram ainda mais
promissores.

Até chegar à formatação do primeiro
protótipo, a Toyota realizou diversos testes em escala de laboratório, que
tiveram início há quase três anos, em meados de 2015. No primeiro momento, o
veículo percorrerá um trecho de mais de 1.500 quilômetros entre o Estado de São
Paulo e o Distrito Federal, colocando à prova a durabilidade do carro em
percursos desta natureza, para avaliar o conjunto motor-transmissão, quando
abastecidos com etanol, nas estradas brasileiras.

A partir daí, novos dados serão
coletados, que informarão a performance do carro e servirão para possíveis
ajustes, com objetivo de buscar o balanço ideal de todo o conjunto. “Mais do que
um marco em nossa sexagenária história no Brasil, este protótipo é o ponto
de partida para a escrita dos nossos próximos 60 anos. A Toyota acredita que o
híbrido flex, quando produzido em escala comercial, possibilitará a reabertura
de um novo período de aprimoramento técnico de toda a cadeia automotiva”,
declara o presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang.

Parceria

Parte dos esforços da Toyota na
corrida para cumprimento de seu Desafio Ambiental 2050 passa, especialmente,
pela necessidade de engajar e mobilizar parceiros de negócios que atuem em
conjunto com a visão em prol da mobilidade sustentável.

Inspirada nesse propósito, a União da
Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) tem apoiado o projeto, por reconhecer o
etanol como combustível eficiente em sistemas de propulsão avançados e adiciona
a importância do biocombustível no combate ao aquecimento global e no
cumprimento das metas ambientais do Brasil no Acordo Internacional do Clima
(Cop21), estabelecido em 2015, em Paris, contando com a capacidade de produção
e abastecimento da indústria sucroenergética brasileira.

A entidade reforça que o etanol está
cada vez mais presente nas discussões ambientais mundiais voltadas para a
descarbonização dos transportes. “Entendemos que estamos em
um processo de transição para novos cenários de mobilidade sustentável e o
etanol é parte deles. Nesse sentido, acreditamos que tecnologias inovadoras,
como o veículo híbrido, podem fazer parte dessa transição coexistindo com os
biocombustíveis, principalmente no Brasil, onde o consumidor dispõe de
infraestrutura ampla de abastecimento”, completa a diretora-presidente da
Unica, Elizabeth Farina.


+ Tecnologia