Primeira usina de Furnas, no Porto do Glória, a 85 km de Franca completa 54 anos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de setembro de 2017 às 15:09
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:21
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Usina fica entre os municípios mineiros de São José da Barra e São João Batista do Glória

Usina de Furnas - 2017 - 1.1.jpgUsina de Furnas, a “Usina Mãe”

Localizada entre os municípios mineiros de São José da Barra e São João Batista do Glória, a Usina de Furnas completou, no último dia 04/9, 54 anos. Com potência instalada de 1.216 MW, a primeira hidrelétrica do Sistema Furnas, conhecida como “Usina Mãe”, começou a ser construída em julho de 1958.

Juscelino - AMP00006657.jpg

Juscelino Kubitschek na cerimônia de assinatura da escritura pública

Para melhor entender a sua importância, é necessário retroceder no tempo até meados da década de 50. Naquela época, especialistas estrangeiros identificaram que a baixa oferta de energia seria um grande entrave ao desenvolvimento econômico do país. Suprir esse déficit se tornou imprescindível. Para tal, o então presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira assinou, em 28 de fevereiro de 1957, a escritura pública de constituição da Central Elétrica de Furnas S.A., mais tarde rebatizada de Furnas Centrais Elétricas S.A. No ano seguinte, teve início as obras da hidrelétrica.    

Usina de Furnas - 2017 - 2.jpg

A usina ajudou a suprir o deficit energético

A primeira turbina entrou em operação em setembro de 1963 e a sexta, em julho de 1965, de acordo com o projeto inicial. Em meados da década de 70, foi realizada uma ampliação para a instalação de mais duas unidades geradoras.

A barragem foi erguida no curso médio do rio Grande, no trecho denominado Corredeiras das Furnas. Com 127 metros de altura, é capaz de armazenar até 9.450.000 m³ de água. O reservatório abrange uma extensão de 220 km banhando 34 municípios e possui 17,217 bilhões de m³ de volume útil.  

Desenvolvimento tecnológico: Além da usina, a área abriga a Estação de Hidrobiologia e Piscicultura, a Gerência do Centro Técnico de Ensaios e Suporte à Manutenção (GES.O), composta por duas divisões; o Centro de Treinamento de Furnas; e o Centro de Treinamento de Controle de Emergência.

Os trabalhos desenvolvidos nas oficinas da GES.O por técnicos altamente qualificados, já mereceram a acreditação do Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial (Inmetro) pela Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025. É o caso da reciclagem de óleo isolante que vem sendo realizada desde o ano 2000. A atividade, que já tratou cerca de 4,5 milhões de litros de óleo, representa para FURNAS uma economia da ordem de R$ 8 milhões.

Fotos: José Lins

Óleo isolante - 20170426-GES-O-0281.jpg

A reciclagem de óleo é uma das atividades do Centro

A unidade é reconhecida por sua capacitação nas áreas de instrumentação, ensaios eletroeletrônicos, eletromecânicos e físico-químicos. Presta serviços para clientes nacionais e internacionais, privados e públicos.

A GES.O se destaca com o Sistema Ressonante para Ensaios de Alta Tensão, único no Sistema Eletrobrás, que executa ensaios normatizados para avaliação da suportabilidade dielétrica em diversos equipamentos de usinas e subestações; o portátil Ensaiador de Tempos de Disjuntores (ETD-64), que reduz o tempo de manutenção e que foi totalmente desenvolvido e fabricado por técnicos da unidade a um custo dez vezes menor que os similares do mercado.

Sistema ressonante - n20170426-GES-O-0439.jpg

O Sistema Ressonante para Ensaios de Alta Tensão de FURNAS, único do Sistema Eletrobras

A Gerência também é responsável pela Unidade Móvel de Atendimento à Emergências em Linhas de Transmissão composta por um caminhão off road, duas motocicletas, duas picapes, um cavalo mecânico, oficina mecânica móvel e ferramentaria, equipamento de telecomunicações, almoxarifado e quatro geradores diesel.

Dos pioneiros e abnegados daquela época até os dias de hoje, FURNAS investe em seu quadro funcional e em tecnologia, o que a transformou em uma das maiores empresas de energia do Brasil, reconhecida internacionalmente. Parabéns a todos!


+ Economia