Prevenir É Melhor Que Remediar

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Se você possui funcionários reclamões, mostre esse texto a eles. Ou melhor, mostre esse texto para toda a sua equipe, já que falarei sobre os efeitos negativos de ficar remoendo erros ou equívocos ocorridos no local de trabalho.

Já é senso comum que ninguém gosta de ficar perto de pessoas negativas, que somente enxergam o lado ruim dos acontecimentos e muito menos daqueles que passam o dia todo reclamando. Porém, esse tipo de comportamento não é prejudicial somente aos que estão ao redor, mas também para aqueles que possuem esses vícios.

Segundo uma pesquisa publicada recentemente no European Journal of Work and Organizational Psychology os efeitos negativos dos acontecimentos são prolongados naquelas pessoas que tendem a reclamar mais. Ou seja, quanto mais o problema é trazido à tona, seja em conversas com colegas ou em outros contextos, mais se demora para supera-lo.

O estudo foi realizado com mais de 100 funcionários de diversas empresas pela Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, e pela Leeds School of Business, dos EUA. Esses funcionários mantiveram um diário por 3 dias onde registraram conflitos de toda ordem que ocorreram durante o dia, fosse esse relacionado ao trabalho ou não. Em seguida, eles deviam colocar suas reações imediatas após cada incidente.

Aqueles que apresentaram mais “espírito esportivo”, e souberam lidar melhor com essas situações sem ficar remoendo, se mostraram mais engajados, satisfeitos e propensos a superam essas dificuldades com mais rapidez. Contudo, aqueles que se comportaram maneira contrária a essa, se mostraram mau humorados até mesmo no dia seguinte.

O que ocorre é algo muito simples: quanto mais importância você dá para um acontecimento, mais expressivo ele se torna na sua vida. Então, quando você fica reclamando de um pequeno erro, ele acaba ganhando mais importância do que realmente tem e isso reforça seu efeito negativo no seu cotidiano.

Ou seja, por mais que fazer um desabafo pareça a melhor solução e possa trazer uma sensação de alívio, caso esse desabafo se estenda, certamente se tornará outro problema.

Contudo, os pesquisadores afirmam: não basta reprimir seus funcionários. É preciso que as lideranças busquem minimizar os eventos negativos no ambiente de trabalho. Afinal de contas, prevenir é sempre melhor do que remediar.

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*Esta coluna é semanal e atualizada às sextas-feiras.


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