Presidente do Tribunal recomenda tranquilidade no momento da votação

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 28 de outubro de 2018 às 08:29
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:07
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Francanos escolhem neste domingo candidato a presidente e a governador do Estado de São Paulo

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, fez um apelo aos 33 milhões de eleitores do Estado para que votem com tranquilidade no segundo turno das Eleições 2018.

“O eleitor pode ficar tranquilo, que o voto digitado é o voto computado. Os programas da urna são absolutamente isentos, não têm nenhuma interferência externa”, disse o desembargador.

A afirmação foi feita neste sábado (27), após cerimônia pública de sorteio de 15 urnas eletrônicas que serão submetidas a auditorias neste domingo (28).

Estavam presentes ao sorteio, no plenário do Tribunal, autoridades, fiscais de partidos políticos, representantes do Ministério Público Eleitoral e auditores externos. O desembargador Silmar Fernandes, presidente da Comissão da Auditoria, participou do evento, entre outros magistrados.

O presidente do TRE lembrou que as auditorias realizadas no dia da votação são alguns dos mecanismos que comprovam a fidedignidade e a transparência do processo eletrônico.

“As afirmações negativas são suposições genéricas. Temos demonstrado, através de auditorias, que a urna eletrônica, quando muito, pode apresentar defeitos físicos. Nesse caso, ela é trocada, e a votação transcorre normalmente. Pedimos ao eleitor que contribua para que a recepção dos votos seja feita sem tumulto. Se houver alguma interferência, basta ao cidadão reclamar ao mesário, que anotará na ata, e essa reclamação será apurada”, afirmou o desembargador Cauduro Padin.

Auditorias

Neste sábado (27), foram sorteadas 15 urnas para duas formas de auditoria. A primeira é a auditoria de urnas eletrônicas sob condições normais de uso, para a qual foram sorteados cinco equipamentos: uma urna da capital (Indianópolis), duas da Grande São Paulo (Santa Isabel e Suzano) e duas do interior (Pederneiras e Sertãozinho).

Esses aparelhos já estavam lacrados e instalados nas respectivas seções eleitorais e serão substituídos por outros de contingência. No plenário, 40 jovens da União dos Escoteiros do Brasil preencheram cédulas de papel com votos, que serão ditados e digitados na urna eletrônica neste domingo (28), durante o horário das Eleições.

“Através dessa auditoria, podemos verificar o funcionamento da urna e a comparação dos votos que ela registra e os votos que nela são inseridos. O voto escrito pelos escoteiros representa o eleitor votando”, explicou o presidente do Tribunal. “Depois, então, comparamos o resultado dos votos das urnas com o escrito, e eles coincidem, como vem ocorrendo nos últimos 20 anos de uso da urna eletrônica”.

O procedimento é público e também conta com a participação de fiscais de partidos políticos, representante do Ministério Público Eleitoral e auditores externos.

A segunda auditoria é a de verificação da autenticidade e integridade dos sistemas, uma novidade trazida para o pleito deste ano pela Resolução TSE nº 23.574/2018. Para esse procedimento, foram sorteadas dez urnas, cujos programas serão auditados neste domingo, antes da abertura do horário de votação, entre as 7h e 8h (de Brasília), nas próprias seções eleitorais. Os equipamentos pertencem aos cartórios de São Vicente, São Caetano do Sul, Mairiporã, Mirandópolis, São Bernardo do Campo (duas zonas eleitorais distintas) e da capital (Jardim Helena, Cidade Ademar, Vila Matilde e Cangaíba).


+ Política