Prepare-se: horário de verão vai começar neste domingo em dez Estados

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 14 de outubro de 2017 às 07:19
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Francanos devem passar por mudanças de hábitos para se adequar aos dias mais longos

​O horário de verão sempre causou polêmica. As opiniões são divididas, uns gostam dos dias mais longos e noites mais curtas, outros detestam. Mas o governo vê com bons olhos e avalia que o horário de verão pode ser positivo para outros setores, como comércio e turismo, pois muitas pessoas têm mais uma hora para consumir, o que seria benéfico para a economia, além da economia de energia elétrica já comprovada.

Este ano, o horário de verão começa na meia noite deste domingo, com os relógios sendo adiantados em uma hora. Em teoria, ao adiantar os relógios, as pessoas aproveitam mais a luz do dia nas horas úteis.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, acordar uma hora mais cedo vai exigir uma certa adaptação do corpo humano. Por isso, o médico Jacob Faintuch, do Hospital das Clínicas de São Paulo, recomenda que o ideal é que as pessoas tentem manter uma boa qualidade do sono, evitando “situações estimulantes no final da tarde ou no início da noite”.

O médico também recomenda que as pessoas evitem consumir café ou chá preto, alimentar-se demais no jantar, dormir sem comer e praticar exercícios físicos muito extenuantes. “O ideal é praticar atividade física uma vez ao dia, no mínimo duas horas depois de acordar, e evitar a prática durante a noite”, disse o médico, por meio de nota.

Segundo o médico, o desequilíbrio no organismo ocorre nos cinco primeiros dias da mudança no relógio. Outro ponto importante, é não se descuidar da hidratação e o consumo de água tem de ser o mesmo em relação ao restante do ano.

Apesar das dicas do médico, o horário de verão é muito apreciado pelos francanos para a prática de exercícios físicos em locais abertos ou recintos públicos, como Poliesportivo e Parque “Fernando Costa”.


+ Cotidiano