Prefeitura quer participar do 11º Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio

Prêmio quer reconhecer as organizações que conferem oportunidades a jovens estudantes

Postado em: em Trabalho

A Prefeitura de Franca conta com a participação dos seus estagiários para marcar presença na edição do 11º Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio. Para isso, é necessário que os estagiários, cada um em seu setor, preencha a partir desse dia 24, o instrumento de avaliação que está sendo enviado a cada um por e-mail. A Secretaria de Administração e Recursos Humanos fez contato com as demais Secretarias Municipais, pedindo a divulgação e o engajamento de todos no sentido de tornar real essa presença no evento.

A Prefeitura está empenhada em participar novamente do Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio, considerando que na última edição (10ª), recebeu o certificado de reconhecimento ao programa de estágio, o que é de grande importância tanto para a Prefeitura quanto para o currículo dos estagiários. O 11º Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio é uma iniciativa do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seccional São Paulo - ABRH-SP e IBOPE Inteligência Pesquisa e Consultoria Ltda.

Para que seja possível a participação do Município nesse prêmio, é necessário primeiro que os estagiários preencham, no prazo das 8 horas deste dia 24/10, até as 23h59, horário de Brasília, do dia 13 de dezembro, o instrumento de avaliação disponibilizado pelo Ibope Inteligência, cujo link de acesso será encaminhado diretamente aos e-mails dos estagiários, pois o acesso é feito através de usuário e senha individuais.

Os estagiários devem confirmar e atualizar seus cadastros através do site do CIEE ou pelo telefone 3724-3636, caso não recebam o e-mail com o referido link de acesso.

A PREMIAÇÃO

O 11º Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio é uma iniciativa do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seccional São Paulo - ABRH-SP e IBOPE Inteligência Pesquisa e Consultoria Ltda., sendo destinada às Organizações Públicas, Privadas, de Economia Mista e Entidades do Terceiro Setor, que investem na formação e no treinamento de jovens profissionais, colaborando para a sua efetiva inserção no mercado de trabalho.

O Prêmio destina-se a distinguir e reconhecer as organizações que conferem oportunidades de crescimento profissional a jovens estudantes, por meio de programas de estágio. O objetivo consiste em valorizar e promover a troca de experiências positivas e inovadoras sobre a gestão desses programas.

Abrangência

Condições para participar

Para concorrer à premiação, estão aptas a participar organizações Privadas, Públicas, de Economia Mista e Entidades do Terceiro Setor, que mantenham Programas de Estágio com 10 (dez) ou mais estagiários administrados em parceria com o CIEE.

 Processo de avaliação

As organizações inscritas serão avaliadas, com base nos seguintes critérios:

a) Critério Quantitativo
O Ibope Inteligência realizará a apuração do número de estagiários de todas as organizações inscritas, de modo que será premiada a que apresentar maior volume de contratados em parceira com o CIEE, na data do levantamento (11.10.2019), em cada uma das seguintes categorias:

Organizações públicas e entidades do Terceiro Setor:

· Federais e do Judiciário
· Estaduais e Municipais

Entidades do Terceiro Setor

Organizações privadas e de economia mista:
· Agronegócio
· Comércio
· Indústria
· Financeiro
· Outros Serviços

b) Critério Qualitativo
A premiação será baseada numa pesquisa direcionada aos estagiários de cada organização inscrita. Desse modo, a premiada será escolhida a partir da avaliação dos seus próprios estagiários sobre diversos atributos que caracterizam as melhores condições de realização de estágio.

Os dados serão coletados em formulário eletrônico específico, cujo link será enviado individualmente pelo Ibope Inteligência a todos os estagiários das organizações inscritas, por meio de e-mail e/ou SMS disponibilizado pelo banco de dados do CIEE, devendo ser conferido pela organização participante no ato da inscrição.

A pesquisa será constituída por afirmativas que visam traçar três dimensões sobre o programa de estágio:

1ª dimensão: destina-se a traçar o perfil geral dos estagiários e do estágio oferecido;
2ª dimensão: destina-se a avaliar o programa de estágio;
3ª dimensão destina-se a identificar a atitude do estudante frente ao estágio, independente do local ou organização onde é realizado.

O formulário utilizado na pesquisa contempla afirmativas formuladas por especialistas do CIEE sobre diversos aspectos que melhor caracterizam um programa de estágio de qualidade.

A cada afirmativa o estagiário poderá escolher entre onze opções de respostas, o que torna possível escalonar os atributos avaliados.

Cada uma das frases apresenta uma escala de 0 a 10, onde “0” significa que o estagiário “discorda totalmente” da frase afirmativa e “10” significa que o estagiário “concorda totalmente” com a frase. O estagiário assinalará uma das notas entre “0” e “10”, que melhor corresponda à visão dele sobre o estágio que está realizando.

O instrumento de avaliação estará disponível exclusivamente on-line, e os estagiários poderão preenchê-lo, acessando-o por meio de dispositivos com acesso à internet (smartphones, tablets, notebooks etc) ou por meio de terminais disponibilizados pela organização.

A organização responsabiliza-se pela comunicação aos estagiários, sendo que o IBOPE Inteligência disponibilizará canais de atendimento por e-mail e telefone, voltados a solucionar eventuais dúvidas e prestar orientações sobre a pesquisa.


Artigos Relacionados