Prefeitura investe R$ 7,4 mil para tentar resgatar Museu do Calçado de Franca

  • Entre linhas
  • Publicado em 10 de março de 2018 às 12:04
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:36
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Processo envolve a contratação de uma profissional para avaliar, digitalizar e reorganizar o acervo


A Prefeitura anuncia para breve o resgate de mais um patrimônio cultural da cidade, o Museu do Calçado, que será recuperado a partir de um trabalho metódico de catalogação a ser iniciado nos próximos dias e depois instalado no Museu Casa de Cariolato. 

De acordo com o prefeito Gilson de Souza, esse era um desejo antigo seu, pois o Museu representa parte da memória da indústria calçadista local, reunindo uma coletânea de peças e calçados de os primórdios deste segmento na cidade. A FEAC (Fundação do Esporte, Arte e Cultura), mediante um processo público de licitação, contratou uma profissional que será a curadora nesse processo de resgate, avaliação, digitalização e reorganização do Museu do Calçado, com prazo previsto de 180 dias.

 Marisa Porta, professora universitária, fotógrafa e curadora do Museu em várias outras ocasiões, observou que o desafio embora grande, precisa ser enfrentado e estará a partir da próxima semana colocando ‘as mãos na massa’. Inicialmente realizará um inventário prévio de tudo que existe nas caixas com materiais do Museu, guardadas na Casa da Cultura, próximo ao Cemitério da Saudade. Num segundo instante começará a transferir, após avaliação das condições do material, para o novo espaço da Casa do Cariolato, na rua Campos Salles, esquina com a rua Thomaz Gonzaga.

Nesse processo a Prefeitura via FEAC, está investindo recursos da ordem de R$ 7,4 mil e concluído o trabalho, o espaço será aberto para visitação pública,  passando a ser mais um dos atrativos da cidade. Contatos e mais informações, pelo telefone 98124-3404, com Marisa.


+ Cotidiano