Prefeitura de Rifaina inicia dois projetos e convoca participação da comunidade

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de outubro de 2017 às 10:30
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:24
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Campanhas de troca do óleo comestível usado e plantio do oitizeiro já em andamento

O Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Rifaina está desenvolvendo dois importantes projetos de participação comunitária na luta pela preservação do meio ambiente na cidade.

Um dos projetos é a recolha de litros de óleo de cozinha usado mediante a troca de duas garrafas pet de 2 litros cada, por um litro de óleo limpo.

No outro projeto, a Prefeitura, através daquele Departamento, está distribuindo mudas de árvores para que são plantadas pelo próprio setor, no perímetro urbano da cidade.

Segundo Felipe Baraldi, responsável pelo setor, o envolvimento da comunidade é de fundamental importância para o sucesso das duas iniciativas, razão pela qual ele conta com a participação de todos.

Campanha do Óleo

A Prefeitura de Rifaina, em parceria com a empresa Óleo Franca e Usina Hidrelétrica de Igarapava iniciou projeto para contribuir como descarte correto do óleo comestível, o chamado “óleo de cozinha, recolhendo o produto para descarte correto e incentivando a consciência ambiental, tendo como “prêmio”, o recebimento de um litro de óleo novo.

Além do trabalho de conscientização e coleta que vem sendo desenvolvido durante todo ano, uma nova forma de descarte foi acrescentada ao projeto.

Agora, o morador da cidade que entregar à campanha quatro litros de óleo usado (duas garrafas pet cheias) receberá um litro de óleo limpo.

A troca deve ser feita na Casa da Agricultura, ao lado do Almoxarifado, na Avenida José de Paula Vieira.

Reutilizável

O óleo que é descartado de forma irregular (na rede de esgoto, por exemplo), causa sérios danos ambientais, ao tempo que o descartado corretamente é utilizado para produção de biodiesel, sabão, tintas a óleo, massa de vidraceiro e outros produtos. Isso preserva matéria-prima, incentiva a reciclagem e evita que mais litros de óleo sejam descartados de maneira incorreta.

Assim, descartando corretamente o óleo já usado, a pessoa evita a poluição ambiental, pois o óleo, apesar de biodegradável, é um poluidor e grande contaminante.

Adote uma árvore

O Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Rifaina também acaba de lançar o Projeto Adote uma Árvore, que visa a promover a doação de mudas de árvores indicadas para arborização urbana aos moradores, tornando-os agentes ativos no processo de arborização urbana contribuindo para a melhoria da qualidade dos espaços verdes na cidade.

Pelo “Adote uma Árvore”, o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura doa, planta e entrega a muda com gradil de proteção e em troca o cidadão deve se comprometer a regar e cuidar das mudas a fim de garantir seu desenvolvimento.

Para solicitar o plantio da árvore em sua porta, o munícipe deve se deslocar até a Casa da Agricultura e preencher um formulário de solicitação em seguida e de acordo com a demanda e solicitações, a equipe da prefeitura se encarrega do plantio.

Na primeira etapa do projeto serão doadas mudas de árvores da espécie Oiti.

O Oiti ou Oitizeiro é originário das restingas costeiras do nordeste do Brasil. Sua copa é globosa, bem formada e cheia, produzindo excelente sombra e efeito ornamental. Suas raízes são profundas, geralmente não agressivas.


+ Meio Ambiente