Prefeitura de Franca repagina seu portal para torná-lo mais fácil e atraente

  • Entre linhas
  • Publicado em 6 de dezembro de 2017 às 22:58
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mudanças já podem ser vistas a partir desta semana; objetivo é facilitar o acesso da população

A partir dessa semana o portal da Prefeitura está repaginado, com um visual mais atraente e com o propósito claro: de facilitar o acesso dos contribuintes e internautas em geral, que através dele buscam informações e serviços. Alguns ajustes continuam sendo feitos, naturais de todas mudanças dessa natureza que levam as pessoas acostumadas a terminados canais a mudarem seus hábitos.

 É resultado também, de estudos que apontaram  que a maior partes dos munícipes que acessavam o site era por um dispositivo móvel. Portanto acessar um site pelo smartphone e se deparar com uma interface não adaptada e desorganizada gerava uma primeira impressão não muito agradável. Essa adaptação chega para responder a qualquer dispositivo com o qual está sendo acessado. Por isso, uma interface responsiva mais que  um diferencial, mas uma obrigação.

Dinamismo
 Para atender essas necessidades a Divisão de Tecnologia transformou o antigo site num projeto dinâmico, um canal de comunicação onde os funcionários habilitados poderão trazer as informações sempre atualizadas. A grande vantagem de possuir um site dinâmico é que nunca ficará desatualizado e poderá  ter modificado o seu conteúdo sempre que houver necessidade, de forma ilimitada, com rapidez, repercutindo tudo que acontece na Prefeitura e fora dela, nos ambientes em que está presente, direta e indiretamente.

Acessibilidade
 A Divisão de Comunicação ao atuar junto com o setor de TI, na elaboração do novo layout,  se preocupou em todo instante com o fator acessibilidade, buscando atender aos critérios de exigência da Lei de Transparência Fiscal LC 131/2009 e demais leis. Luís Henrique Vieira Guiraldelli, analista de sistema, com 10 anos de  Prefeitura,  bacharel em Ciência da Computação, que ajudou nesse processo, é um entusiasta das mudanças implementadas, pois vão permitir uma relação mais próxima com os cidadãos contribuintes.     

 Embora já implantado e acessível a todos, desse o começo da semana, o analista lembra que os recursos estão sendo implantados aos poucos. Mas ele destaca que um dos pontos que merece atenção, é em relação ao antigo é seu layout responsivo, o que garante um acesso mais amigável em qualquer dispositivo, seja móvel ou não. Também pelo aspecto da segurança, já que o outro estava bem defasado e a ferramenta não tinha mais suporte com novas atualizações por parte da comunidade por trás da tecnologia utilizada.

Um dos pontos que o projeto Franca Inteligente trata é justamente sobre a implantação do novo portal do município, que garantirá acesso a serviços já conhecidos pela população como emissão de guias de tributos do exercício corrente e anteriores, consulta de processos, portal da transparência e acesso a informações, bem como a contínua integração com outros sistemas e serviços web e mobile desenvolvidos pela Divisão de Tecnologia da Informação da Prefeitura.

Quaisquer dúvidas, problemas e/ou sugestões, o cidadão pode recorrer à lista telefones e e-mails, bem como a uma lista das perguntas mais frequentes através do item “Links úteis” que está no topo do site.


+ Política