Prefeitura de Franca investe este mês na prevenção ao câncer bucal nas UBS’s

  • Entre linhas
  • Publicado em 6 de maio de 2019 às 21:48
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:32
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Todos que passarem pelas unidades até o dia 31 serão convidados a fazer a avaliação

    Embora mantenha em sua rotina de atendimentos em toda a rede pública as orientações sobre a prevenção ao câncer bucal, neste mês a Secretaria Municipal de Saúde e sua Coordenadoria de Odontologia estão dedicando uma atenção maior a essa patologia e buscando atrair os pacientes que se apresentam na rede para receber a vacina contra a gripe. No último sábado por ocasião do dia ‘D’ de vacinação em todas as 18 Unidades de atendimento houve a disponibilização de uma avaliação de câncer bucal para aqueles pacientes acima de 50 anos, fumantes em especial.

     Nem todos aceitam, mas é um cuidado necessário, relatou a enfermeira chefe da UBS do Jardim Ângela Rosa, Cacilda Balsanulfo, descrevendo uma experiência que teve no sábado com uma mulher de mais de 60 anos. ‘Ele veio para vacinar, recebeu a vacina e conversamos com ela sobre o câncer bucal e a avaliação e ela topou fazer. A levamos até o consultório do dentista, mas ao sentar na cadeira não quis mais e saiu sem ser examinada’, contou Balsanulfo.

     Casos como estes são comuns, existe um certo tabu que aos poucos precisa ser eliminado. A enfermeira lembra que o câncer bucal é tão grave quanto a comum, podendo levar a morte se não diagnosticado precocemente. Junto com o atendimento oferecido pelo dentista, examinando a boca do paciente, as equipes das UBS estão orientadas e aptas a ensinar como fazer o autoexame em casa, olhando a boca no espelho, com atenção a dores, secreções e outros pequenos ferimentos que a maioria classifica como afta, quando pode ser algo mais comprometedor.

     Durante todo este mês, até o dia 31, todas as pessoas que se dirigirem a uma UBS além da vacina, serão convidadas a realizar essa avaliação de câncer bucal. Dependendo do diagnóstico ou indícios verificados são dadas as orientações e conforme o caso, feito encaminhamento para um exame mais detalhado e o tratamento.


+ Saúde