Prefeito não envia projeto que destina recursos a entidades assistenciais

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de outubro de 2017 às 06:30
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Promessa de Gilson seria destinar verbas para instituições nos mesmos valores das impositivas

O prefeito Gilson de Souza (DEM), quando optou pelo veto às emendas impositivas no PPA e na LDO, conversou com alguns vereadores, por telefone ou pessoalmente, dizendo que, junto dos vetos, enviaria projeto de lei contemplando as entidades assistenciais de Franca com os mesmos valores previstos nas emendas dos vereadores.

A iniciativa foi vista de dois ângulos distintos. Para a base governista, foi uma prova de boa-fé, de que as entidades seriam contempladas. Já os opositores viram a atitude como uma manobra, na qual Gilson ficaria com todo o crédito por repassar os valores, superiores a R$ 8 milhões, como se fosse uma ação sua, e não da Câmara.

Mas o fato é que o prefeito mudou de ideia e enviou somente os vetos para o Legislativo, o que aumentou ainda mais as chances de reprovação pelos vereadores, que entendem a manutenção dos vetos como um posicionamento contrário às entidades assistenciais, situação que quase todo político quer evitar.

Também é fato que o não envio do projeto faz algum sentido. Caso seus vetos sejam derrubados pelos vereadores, o projeto em sim ficaria sem sentido, uma vez que a queda dos vetos, na teoria, obriga o prefeito a fazer os repasses às entidades.

A promessa do governo é que, se os vetos forem mantidos, o projeto contemplando as entidades será enviado já na próxima sessão. A oposição acredita que tudo não passa de uma manobra do prefeito para se isentar do pagamento das impositivas.


+ Política