Prefeito Hugo entrega 19ª Moradia Digna para abrigar família de seis pessoas

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de agosto de 2018 às 12:06
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:56
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Programa desenvolvido em Rifaina, criado pelo próprio Hugo, já beneficiou 19 famílias

O Prefeito de Rifaina, Hugo Lourenço, entregou na quarta-feira (15/08) mais uma casa reformada e ampliada pelo Projeto Moradia Digna, da Secretaria de Assistência Social.

O imóvel pertence à família da senhora Angélica Aparecida da Assunção, composta por seis pessoas e fica localizada Rua Claricinda da Costa Novo.

O projeto de reforma e ampliação foi feito pelo Departamento de Engenharia da Prefeitura por autorização do prefeito e a pedido da equipe profissional da Secretária de Assistência, a primeira-dama Elivânia Rodrigues.

Segundo o relatório, através de visita domiciliar, a equipe da Assistência Social constatou que a senhora Angélica, reside no imóvel juntamente com seu companheiro, sr. Eurípedes, seus 2 filhos, Maria Clara de 12 anos, Vitor Hugo de 10 anos e seus pais, o seu Osvaldo e dona Maria.

O imóvel pertence aos pais da sra. Angélica, é financiado pela CDHU e possui 5 cômodos, sendo sala, 2 quartos, banheiro, cozinha e estava muito pequeno para abrigar toda a família.

Dessa forma, a sra. Angélica solicitou a construção de 4 cômodos nos fundos do imóvel do pai, para morar com os filhos e o esposo.

A visita foi feita pela assistente social Talita e pelo vice-prefeito e Secretário de Obras, Antônio Eustáquio – Tunico que, acompanhados do pedreiro responsável, constaram a possibilidade de realizar a construção de 4 cômodos, sendo 2 quartos, banheiro e cozinha, totalizando 30,69 m², com colocação de forro, calha e rufos.   

 A família é acompanhada pela Secretaria de Assistência Social e encontra-se em situação de vulnerabilidade social. A dona Angélica realiza trabalhos esporádicos como diarista e o marido Eurípedes é aposentado.

“Trata-se de um programa que tem um profundo olhar social para a questão da habitabilidade dos imóveis de pessoas carentes, que necessitam deste apoio. Fazemos isto com recursos próprios e dentro de critérios estritamente social, o que garante a justiça na concessão deste importante trabalho social, criado em nosso primeiro governo (2005-2008), mantido no segundo (2009-2012) e com sequência agora (2017-2020), com recursos específicos nos Orçamentos anuais”, disse o Prefeito Hugo.

CRITÉRIOS

O Projeto Moradia Digna foi criado no primeiro mandato do Prefeito Hugo Lourenço (2005-2008) e mantido após sua reeleição (2009-2012) e também desenvolvido no governo do ex-prefeito Abrão Bisco Filho (2013-2016).

O Projeto Moradia Digna tem critérios fixados em lei apresentada pelo Executivo, aprovada pela Câmara de Vereadores e com recursos (verbas) estabelecidas nos Orçamentos anuais da Prefeitura.

As famílias beneficiadas são selecionadas através de estudo social e de acompanhamento familiar realizados pela Secretaria de Assistência Social.

O foco principal do Programa Moradia Digna são as pessoas e famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Após os devidos levantamentos socioeconômicos as famílias são inseridas no Programa Moradia Digna, para a construção ou reforma de uma casa, possibilitando melhor qualidade de vida e conforto à família, segundo a proposta do Prefeito Hugo Lourenço.


+ Serviços