Prefeito de Guaíra define projeto “Adote um Verde” para incentivar cuidado

  • Entre linhas
  • Publicado em 17 de agosto de 2018 às 13:22
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:56
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Objetivo é responsabilizar a população por espaços públicos como praças e canteiros centrais de vias públicas

José Eduardo Lelis com Alaor Borges Pinheiro Neto e Rafael Graner Lelis (Foto: Reprodução)

Nesta quinta-feira, dia 16, o prefeito municipal José Eduardo Coscrato Lelis, despachou com o Secretário da Agricultura e Abastecimento, Rafael Graner Lelis, e com o Chefe do Departamento de Meio Ambiente, Alaor Borges Pinheiro Neto, para definir as ações que serão implementadas pelo setor ainda neste ano no município.

Dentre as resoluções discutidas está o projeto “Adote um Verde”, que será encaminhado para a Câmara Municipal e que, se aprovado, permitirá que cidadãos possam se responsabilizar por espaços públicos como praças e canteiros centrais de vias públicas.

Para que esse sistema de parceria possa ser feito, a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, dará início já neste mês de setembro aos projetos de revitalização paisagística das praças do Bairro Bom Jesus, da Santa Casa, da Igreja Matriz de São Sebastião, dos Estudantes (Escola Francisco Gomes) e da Vila Aparecida. Para viabilizar essas ações haverá a união entre vários setores da administração pública, como Secretaria de Obras e Departamento de Serviços Urbanos. A revitalização da Praça São Sebastião já teve início com a recuperação do “Jardim Japonês”.

O prefeito José Eduardo também atendeu a solicitação do Secretário Rafael Graner e irá disponibilizar tratoristas para atuarem no programa “Patrulha Agrícola”, que atende a pequenos produtores rurais, principalmente os integrantes da “Agricultura Familiar”, auxiliando com equipamentos da prefeitura, no preparo da terra e cultivo das plantações.

Outro ponto abordado no encontro foi a grande demanda na utilização de caminhões pipa no município, que são utilizados para lavar próprios públicos, limpeza de valas de escoamento de águas pluviais, amenização do problema da poeira nas estradas, combate a incêndios, dentre outras atribuições. José Eduardo afirmou que irá viabilizar a aquisição de um caminhão pipa específico para a Secretaria de Agricultura para que o setor possa cuidar das áreas verdes da cidade.

“Nós estamos verificando “in loco” as medidas que cada setor da administração pública terá que tomar para solucionar os problemas do município. O Rafael é um excelente secretário e o Alaor é um ótimo profissional, mas eles precisam de equipamentos e funcionários para que a demanda por ações possa ser atendida e nós estamos fazendo isso. Mas sempre agindo com responsabilidade e dentro das possibilidades administrativas do município”, disse o prefeito José Eduardo.

O Chefe do Executivo guairense pretende despachar com todos os secretários e chefes de departamentos do município, para definir o ritmo de trabalho e projetos a serem implantados na cidade.


+ Cidades