​Prefeito exige medidas e CPFL vai solucionar quedas de energia em Rifaina

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de fevereiro de 2017 às 13:11
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:07
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Reclamações foram feitas na regional da CPFL em Ribeirão e já começaram a ser atendidas

Duas importantes reuniões, provocadas pelo Prefeito de Rifaina, Hugo Lourenço, devem resolver problemas e melhorar a eficiência do serviço de fornecimento de energia elétrica e iluminação pública na cidade por parte da concessionária CFPL Paulista – Companhia Paulista de Força e Luz.

Inicialmente o prefeito recebeu em seu Gabinete (em 06/02), a gestora de contas públicas da empresa, Cláudia Lemos e o engenheiro Luiz Carlos da Silva.

Participantes

Na segunda-feira, o prefeito esteve acompanhado de técnicos da Prefeitura e empresários, com a direção regional da CPFL, em Ribeirão Preto, composta pelos diretores:

Ivênio de Souza, gerente de serviços de transmissão, Alexandre Nogueira Aleixo, gerente de ativos, Ocimar Benzati, gerente de serviços de campo, Sidnei Dias Gomes, área de distribuição, Cláudia Lemos e o engenheiro Luiz Carlos da Silva.

Questionamentos

O prefeito Hugo questionou a CPFL porque a queda de energia no final do ano foi uma das causas da falta de água na cidade no período crítico entre os dias 28/12 e 02/01, em que a cidade estava com mais de 10 mil turistas comemorando a passagem de ano.

Hugo queixou-se da baixa tensão com oscilações de energia, principalmente nos meios de semana, quando a maioria da população é prejudicada.

Ele disse que a situação se agrava aos finais de semana com a população flutuante de turistas que aportam à cidade, tanto nas pousadas e hotéis, quanto nos ranchos do lado paulista da represa do Rio Grande.

“Rifaina cresceu e a CPFL não melhorou seu sistema elétrico para abastecer a cidade. Temos uma obrigação com os munícipes e com os turistas que utilizam a Prefeitura como um canal de reclamação. Temos que oferecer a estrutura para estas pessoas, mas a responsabilidade é da companhia”, afirmou Hugo.

Primeiras providências

A gerente de contas públicas, Cláudia Lemos, afirmou durante a reunião que após o primeiro encontro, realizado no Gabinete do Prefeito, a CPFL tomou algumas providências, como o início da instalação de medidores de rede, principalmente nos feriados e finais de semana, quando o consumo é mais intenso.

Claudia afirmou também que já foi feita a troca de todas as lâmpadas queimadas da iluminação pública, providência que havia sido solicitada pelo prefeito Hugo, durante a reunião realizada no Gabinete em 06/02.

Investidores

As queixas e reivindicações do prefeito Hugo, também foram reforçadas por empresários que investem em Rifaina no ramo imobiliário.

Além do Assessor de Gabinete, Alcides Diniz dos Santos – Cidinho, também estavam presentes, Gildo Ribeiro, representando a Imobiliária Fábio Liporoni (que está construindo mais um edifício na Ponta da Praia) e Aurélio Siviero, da Newplan Urbanismo, que tem investimentos imobiliários na cidade.

Aurélio, da Newplan Urbanismo disse que são urgentes mudanças na rede rural antiga que abastece grande parte das áreas de expansão urbana da cidade.

Segundo ele, é urgente que se faça a expansão da rede de energia urbana com equipamentos modernos e eficientes, pois caso contrário os problemas de desabastecimento de energia vão continuar.

Acompanharam o prefeito Hugo, Osmar Ferreira, morador em Rifaina e que conhece do setor, pois é ex-funcionário da própria CPFL e o vereador Fernando Augusto Morenghi – Tucura, representando a Câmara de Vereadores.

Sistema duplo

Osmar Ferreira comentou durante a reunião que o maior problema é a incidência de interrupção de falta de energia na cidade, quando comparada com municípios do mesmo porte de Rifaina.

Osmar explicou, com seu conhecimento técnico, que hoje Rifaina é alimentada pela mesma rede de distribuição que serve Pedregulho.

Ele afirmou que é necessário que se faça um alimentador exclusivo para a cidade, tirando Rifaina do circuito duplo que hoje abastece também a Pedregulho.

Alimentador exclusivo

Alexandre Nogueira Aleixo, gerente de ativos da CPFL afirmou que por conta da região acidentada e do lago, as chuvas causam descargas elétricas em grande número na região, o que provoca quedas e que teria sido responsável pelos problemas que prejudicaram também o abastecimento de água no final do ano passado.

Segundo ele, um estudo da CPFL fará a avaliação sobre qual o desempenho da rede, bem como a viabilidade do empreendimento de alimentador exclusivo para Rifaina.

Ele afirmou ainda que a instalação de uma futura subestação da CPFL na cidade depende do crescimento urbano e rural do Município e que pelos índices que Rifaina está demonstrando é muito provável que isso ocorra em breve.  


+ Serviços