Prefeito atende Marco Garcia e fará ação contra a mendicância em Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 28 de julho de 2017 às 17:34
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:17
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Vereador diz que vários crimes estão associados aos pedintes que ocupam as ruas de Franca

O presidente da Câmara Municipal, Marco Garcia (PPS), protocolou, em junho último, a Indicação 1262/2017, que solicitava da Prefeitura a tomada de providências no sentido de conscientizar a população a não dar esmolas.

O objetivo de Marco Garcia é que, com uma campanha bem articulada pelo poder público, a prática da mendicância em Franca seja diminuída e aos poucos erradicada. 

Isso porque muitos dos pedintes têm vindo de outras cidades e trazido problemas aos francanos, com o cometimento de várias espécies de crimes.

“Quem já não se deparou com a cena de pessoas pedindo esmola nos semáforos, em frente a comércios, igrejas e até nas residências? O que antes podia ser observado somente nos grandes centros, hoje é muito comum nas cidades do interior, inclusive em Franca”, disse Marco Garcia.

Segundo o vereador, em diversos pontos da cidade, principalmente nos semáforos, basta parar o carro para ser abordado. “Essa realidade tem causado incômodos à população”, explicou Marco Garcia.

O presidente da Câmara comemorou o fato de que, após o seu apelo, o prefeito Gilson de Souza decidiu acatar a sugestão. Assim, o município irá implantar, nos próximos dias, uma campanha nos moldes propostos por Marco Garcia. A ação de conscientização deverá ser realizada pela Secretaria de Ação Social, em parceria com o Centro Universitário UniFacef.

“O ato de dar esmolas, a princípio, aparenta ser um gesto de solidariedade e generosidade. No entanto, deve ser evitado porque colabora para a permanência das pessoas nas ruas e cria a ilusão de que é possível viver através da mendicância”, concluiu o presidente da Câmara.


+ Política