​Prefeito Alexandre “detona” Ministério Público e Poder Judiciário durante reunião

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de janeiro de 2016 às 08:49
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:35
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Declarações gravadas pelo Jornal da Franca foram feitas em encontro de prefeitos, sexta-feira

Prefeito Alexandre na reunião em que disparou as críticas (Foto Circuito Regional)

O prefeito de Franca,  Alexandre Ferreira (PSDB) disparou críticas contra o Poder Judiciário e o Ministério Público Estadual (MPE) por usarem prédios que custam mais de R$ 130 mil mensais de aluguel. 

As críticas foram feitas na presença de outros 10 prefeitos da região, na última sexta-feira (15) durante a reunião para eleição da nova diretoria do Comam.

Alexandre não se importou com a presença de poucos profissionais da imprensa presentes à reunião e fez as declarações mesmo sabendo que todo o encontro foi gravado pela reportagem do Jornal da Franca, que tem este áudio com absoluta exclusividade.

Todos sabem que o prefeito de Franca e o Ministério Público na cidade, mais especificamente o Promotor Paulo Borges, estão em constante rota de colisão por conta de várias ações civis públicas que estão sendo movidas pelo MPE para apurar supostas irregularidades na administração de Franca.

Outros prefeitos, embora em menor tom e em “off”, também reclamam da constante pressão e ingerência do MPE em suas administrações. 

Mas as despesas que as Prefeituras têm com setores do Governo e instituições como Judiciário, que usam pessoal emprestado (veja abaixo) e dependências de prédios públicos municipais, motivou o desabafo do prefeito de Franca.

“Quem tem que calçar a cara e vir aqui explicar isso é o Presidente do Tribunal de Justiça… O Fórum tá pagando 90 mil de aluguel e se gasta mais 30 mil/40 mil com aluguel do Ministério Público… E o prédio do Fórum tá parado!”, afirma Alexandre na gravação.

“Aí, ele não tem dinheiro pra por funcionário e quer jogar prá cima da gente, prefeito, prá fazer o serviço que é deles”, concluiu o prefeito francano.

Um dos prefeitos – cuja voz não é identificada diz: “Você fica pensando em retaliação…” (se não emprestar servidores e pagar aluguéis). Alexandre afirma: “Claro, você fica pensando num monte de coisas…”

Ouça a gravação exclusiva do Jornal da Franca:


Veja aqui um dos motivos da queixa de Alexandre:

(publicado em 14/01/2016 pelo Jornal da Franca)

Prefeitura paga salários de 60 servidores emprestados para unidades até do Estado

Além de prédios cedidos ao Estado para a manutenção de unidades públicas na cidade, como repartições de secretarias estaduais, delegacias e distritos policiais, entre várias outras, poucos cidadãos sabem que seus impostos também pagam funcionários da Prefeitura que prestam serviços em entidades e instituições.

Este grupo – de 60 pessoas cedidas para trabalharem fora da Prefeitura em 2016 – é formado por médicos, professores, assistentes sociais, serventes, merendeiras, inspetor de alunos, técnicos em enfermagem, enfermeiro, escriturários, ajudantes gerais, dentistas e auxiliar administrativo.

Há motivos nobres, como por exemplo, o médico ginecologista que atende na Cadeia Feminina, ou profissionais de Saúde que trabalham no CDP – Centro de Detenção Provisória e educadores para a APAE, mas a manutenção da maioria destas unidades são de responsabilidade do Estado.

Em outros, fica evidente que seria também do Estado a obrigação de prover este pessoal para serviços cotidianos, como Aeroporto Estadual Cartórios Eleitorais, Detran (Ciretran), Fórum, entre outros.

Veja a relação dos profissionais e locais para onde foram “emprestados”


+ Política