Precisa dormir melhor? Aposte em chás que podem dar uma ajudinha

Para quem tem dificuldade de pegar no sono, algumas ervas e misturam podem ajudar a espantar a insônia

Postado em: em Mais+

A hora de dormir pode ser um problema para muitos. Deitar-se na cama, ajeitar os cobertores e fechar os olhos acaba sendo um ritual de agitação, quando as preocupações invadem a mente e é difícil pensar no sono. 

Estratégias como a meditação são a chave para muitos, mas é inegável que os chás podem trazer calmaria e embalar uma noite tranquila e relaxada. Caso você se identifique com essa situação, conheça algumas opções da bebida que vão fazer com que o descanso pleno bata a sua porta.

Camomila

Talvez seja a opção mais óbvia. A camomila é uma erva muito utilizada para tranquilizar e acalmar os ânimos. Uma pesquisa liderada pelo departamento de urologia da Case Western Reserve University, sediada em Cleveland, concluiu que além de ajudar no sono profundo, a planta também tem o poder de reduzir o estresse.

Flor de maracujá ou passiflora

Muitos dizem que o suco de maracujá traz calmaria, mas quando falamos da flor do fruto, o sono acaba chegando mais rápido. Para dar um boost ao chá você pode misturar a flor com camomila e hortelã.

Chá verde descafeinado

O chá verde, em sua forma mais natural, dá energia como o café. Já a opção sem a cafeína promove relaxamento, tendo como consequência o embalo no sono.

Essa opção possui um composto chamado L-teaina, responsável por mudar os benefícios da erva. Um estudo publicado pela revista acadêmica Nutrients, em 2017, mostrou que essa substância, quando longe da cafeína, ajuda a melhorar a qualidade do sono e reduzir o estresse.

Chá de valeriana

Nem sempre você vai encontrar essa opção nos mercados tradicionais, tendo que recorrer a lojas especializadas ou de produtos naturais.

A valeriana é uma planta nativa da Europa e da Ásia e o chá de suas raízes ajuda a acalmar. 

Um artigo publicado no jornal HHS Public Acess afirma que as raízes da valeriana afetam o sono, de forma que os participantes da pesquisa que tomavam regularmente o chá tinham uma chance 80% maior de dormirem melhor, em comparação àqueles que tomavam um placebo.

Também uma das opções mais tradicionais quando falamos em chás para relaxar. Por seu cheiro fresco, muitos optam por utilizar o óleo essencial de lavanda no pescoço e nos punhos antes de dormir. Mas ingerir a bebida também tem o mesmo poder.

Funcho com gengibre

O gengibre é muito indicado para acelerar o metabolismo e ajudar a acordar. Porém, entre as funções da raíz tuberosa, está a melhora da digestão. O funcho também atua no sistema digestivo de forma benéfica. Dessa forma, misturar os dois pode colaborar para que seu corpo se acalme com maior facilidade, especialmente se você comeu algo pesado no jantar.


Artigos Relacionados