Prazo para destinar IR ao Fundo da Criança e do Adolescente é 30 de abril

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 29 de março de 2018 às 14:19
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:39
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pessoas físicas podem destinar até 3% do imposto de renda devido e, com isso, ajudar causas sociais de Franca

A ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) tem apoiado a campanha “Você ajuda, mas quem paga é o Leão”, que incentiva a destinação do Imposto de Renda (IR) ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Franca. 

Durante o prazo de entrega de declaração de imposto de renda 2018, Pessoas Físicas podem destinar até 3% do imposto devido e o limite de doação é calculado pelo próprio programa de imposto de renda. 

O valor destinado será devolvido a você como aumento na restituição do imposto ou redução do imposto a pagar. O DARF deverá ser pago até o dia 30 de abril.

“Neste momento devemos refletir: se posso deixar parte de meu imposto aqui em Franca para apoiar atividades com nossas crianças e adolescentes, por que enviar para Brasília, onde o dinheiro poderá ser desviado para outros fins?”, afirma o auditor da Receita Federal de Franca e conselheiro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Franca (CMDCAF), Flávio Paulo de Faria.  

Ainda de acordo com ele, o potencial de arrecadação direta na Declaração de Imposto de Renda para 2018 é de R$ 3 milhões, em Franca.

Para fazer sua doação é só preencher a declaração de imposto normalmente informando rendimentos, pagamentos, doações, bens e direitos e dívidas. 

Caso a opção por tributação mais favorável for “Por Deduções Legais”, ou seja, “declaração completa”, é possível fazer a destinação ao Fundo conforme passo a passo a seguir.

A campanha ‘Você ajuda, mas quem paga é o leão’ também é apoiada pela Assescofran (Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Franca e Região), CRC-SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo), Uni-Facef (Centro Universitário de Franca), Delegacia da Receita Federal em Franca, Prefeitura Municipal e CMDCAF, que fica na Avenida Champagnat, 1808 – Centro – Franca/SP Sala 17.


+ Educação