Poupatempo lança versão inteligente de aplicativo para incentivar agendamento

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de janeiro de 2017 às 08:22
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:05
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Sistema informa cidadão sobre unidade mais próxima e que ele mais frequenta e facilita acesso

O Poupatempo lançou uma nova versão inteligente seu aplicativo para celulares para evitar filas de usuários que vão aos postos sem fazer o agendamento prévio.

O aplicativo ‘SP Serviços’ foi atualizado esta semana tanto no sistema Android como no iOS. O sistema ficou mais inteligente e agora sugere o posto mais próximo do cidadão e também o que ele usa com mais freqüência, permitindo a visualização das unidades em um mapa com geolocalização, para facilitar o acesso.

O aplicativo, lançado no ano passado, é a forma mais rápida e fácil de agendar, mas ainda responde por apenas 5% dos 175 mil atendimentos diários nas 72 unidades do estado. Outros 45% agendam pelo portal ou pelo telefone, por meio do Disque Poupatempo.

O agendamento existe para distribuir a demanda e evitar o desconforto da espera, permitindo que o cidadão escolha o dia e a hora para ser atendido. Mas, metade dos cidadãos ainda vai diretamente sem agendar, correndo o risco de perder a viagem.

Como as inovações, agora é possível fazer mais de um agendamento para diferentes órgãos, como Detran.SP e Instituto de Identificação (IIRGD). Além disso, é possível conferir no portal os agendamentos feitos no aplicativo e vice-versa. A senha e login agora é a mesma para o portal e para o aplicativo.

A nova versão está sendo lançada no início do mês de janeiro, quando a demanda por serviços públicos cresce acima da média – muitas pessoas aproveitam as férias para tirar ou renovar documentos.

Desde o ano passado, as unidades maiores do Poupatempo estão sendo equipadas com máquinas de autoatendimento que permitem que o próprio usuário faça o seu agendamento ao chegar à triagem sem hora marcada. Os equipamentos também permitem executar alguns serviços sem passar pelas mesas de atendimento, como a emissão de Atestado de Antecedentes Criminais.

As inovações no aplicativo e no portal do Poupatempo incluíram melhorias no sistema de cadastro de usuários, que ficou mais completo para aumentar a segurança e permitir a prestação de mais serviços eletrônicos de forma interativa, abrindo novas possibilidades de relacionamento com os cidadãos.

Conhecendo melhor o usuário que acessa os seus serviços por meios eletrônicos, o Poupatempo poderá enviar avisos e facilitar o pagamento online de taxas para emissão ou renovação de documentos.

No futuro muitos serviços poderão ser oferecidos pela internet, equipamentos de autosserviços ou aplicativos de celular, sem a necessidade de comparecimento presencial nos postos Poupatempo.


+ Tecnologia