Poupatempo dá dicas para sair na hora de fazer foto em seus documentos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 13 de julho de 2017 às 19:16
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:15
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Uma tática que pode ajudar na hora da foto é o uso de uma maquiagem sem excesso

​Normalmente as fotos de RG e CNH não agradam. Muita gente pensa que é preciso ficar sério em razão de a imagem ser usada em um documento oficial. Mas não é bem assim. Tanto que é permitido até o uso de piercing. Quem dá as dicas para “sair bem na foto” dos documentos é a equipe do Poupatempo.

A primeira delas é para a hora do clique: esqueça que tem pessoas ao redor, e sorria. É a melhor dica para uma boa foto. Não se sabe ao certo o motivo de as pessoas ficarem sérias nessas fotos, talvez seja porque antigamente era mais difícil registrar uma foto sem tremer, tinha custo de revelação, e o ideal era ficar bem estático.

Mas agora os tempos são outros e, inclusive, nem é preciso mais imprimir a foto em 3×4. Nas unidades do Poupatempo as fotos são feitas digitalmente. Algumas pessoas pretendem afinar um pouco o rosto, especialmente porque a foto é feita de maneira muito aproximada. Nesse caso uma dica é usar o cabelo soltor.

Outra tática que pode ajudar é o uso de uma maquiagem sem excesso.  Embora em São Paulo, o Instituto de Identificação autorize até mesmo o uso de fotos com piercing, acessórios como brincos muito grandes não podem ser usados, pois podem esconder detalhes importantes para a identificação do cidadão.

Além disso, não é permitida a utilização de qualquer adereço que impossibilite a identificação do rosto do cidadão, como óculos de sol, chapéus e máscaras. Mas muçulmanos podem tirar foto com lenço; assim como as freiras estão autorizadas a registrar a foto com o tradicional hábito.Muita gente tem dúvida também em relação a fotos de bebês. 

Normalmente os funcionários do Poupatempo ajudam a atrair a atenção dos pequenos, balançando um brinquedo enquanto algum colega dispara o flash. O  bebê pode até sair de olho fechado que não tem problema.


+ Cotidiano