POR QUE PROCURAR UMA ACADEMIA?

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 30 de agosto de 2016 às 10:43
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:55
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

​Seguindo na linha do tempo proposta por esta coluna, vamos dar mais um passo contra o sedentarismo. Após começar a caminhar, passamos a correr e, agora, sentimos a necessidade de fortalecer nossos músculos, seja pra suportar o impacto da corrida, seja pra buscar uma melhor forma, e não há como escapar da academia, mais precisamente falando da musculação.

Eu sei que atualmente existem uma série de atividades que ajudam nesse sentido, mas como um iniciante não tem ainda a aptidão muscular necessária para tal, acredito que a boa e velha musculação é a atividade perfeita pra você se conhecer e começar a estimular algumas valências físicas que serão importantes pelo resto da vida.

Através da musculação, é possível trabalhar algumas caraterísticas neuromusculares, como força, resistência e potência muscular, além de outros aspectos como equilíbrio, lateralidade e coordenação intramuscular. Os benefícios vão desde o aumento do metabolismo (importante para quem deseja perder peso), melhora do condicionamento cardiorrespiratório e diminuição das taxas de glicose e colesterol, só para citar alguns.


Mas vamos ao título da coluna: por que procurar uma academia?

  1. ⦁ numa academia você será atendido por um profissional de educação física capacitado para te orientar sobre o seu tipo de treino, que será descrito após uma avaliação física realizada na própria academia;
  2. ⦁ somente o profissional é capaz de observar questões importantes durante o treino, como postura, respiração e te auxiliar no manejo dos aparelhos;
  3. ⦁ na academia é possível encontrar pessoas que tem os mesmos objetivos que você, o que já se torna motivante e além disso, é um ambiente onde você pode fazer novas amizades;
  4. ⦁ por último, independente do tipo de restrição articular que você tenha (problema no joelho ou na coluna, por exemplo), há sempre uma gama de exercícios que podem ser realizados para te ajudar no tratamento da sua lesão. Ou seja, não existe exercício proibido, mas sim, exercício recomendado para cada situação.

Geralmente, após um mês de musculação, acontece as adaptações neuronais, onde os nossos neurônios “aprendem” o caminho entre o cérebro e os músculos para levar impulsos elétricos. E, na média, após 3 meses já se torna possível perceber os primeiros resultados, onde o aluno se sente mais disposto e mais fortalecido, melhorando inclusive o humor e a auto-estima. Nessa fase, é possível perceber também uma grande melhora do sono e diminuição dos níveis de stress.

Procure a academia mais próxima de sua casa ou do seu trabalho, faça um treino experimental por alguns dias e procure sempre por profissionais que sejam registrados no Conselho Regional de Educação Física (CREF).

Para mais informações sobre o tema de hoje, ou se você quiser fazer um treino sob a minha orientação, mande um e-mail para [email protected] ou deixe seu comentário na minha fan page facebook​/deividcostapersonal ou no canal Prof. Deivid Costa no YouTube​

Até a próxima e vamo treinar!!!​​


+ Esportes