POR QUE NÃO SOMOS IGUAIS: MESOMORFOS

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de fevereiro de 2017 às 13:18
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:07
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Encerrando a série sobre tipos físicos, vou falar sobre o meio termo entre ectomorfos e endomorfos, aquela que é considerada a mais privilegiada tanto para perda de peso como para ganho de massa muscular: os mesomorfos.

Todo mesomorfo tem os ombros largos e a cintura estreita, o peito largo, braços e coxas fortes. Seu metabolismo é normal, tem poucas reservas de gordura e facilidade em hipertrofiar seus músculos. É o famoso tipo “atlético”.

Para treinar, os mesomorfos devem realizar treinos intensos mas sem deixar de cuidar da parte aeróbia, reservando 1 ou 2 dias para isso. O que vale aqui é o bom senso e o equilíbrio, pois assim como os outros tipos físicos, só se atinge bons resultados com treino e dieta adequados. A genética apenas influencia, mas não determina.

Alguns estudos relatam que os mesomorfos apresentam uma capacidade de regeneração muscular mais elevada se comparada aos outros dois grupos, o que faz com que o treino tenha mais efeito. Mas eles tem que tomar cuidado, pois muitos se acham privilegiados e acabam não atingindo todo seu potencial nos resultados.

A dieta dos mesomorfos deve ser balanceada, consumindo carboidratos e lipídios, além de proteínas de alto valor biológico. Para promover um perfeito ambiente anabólico (para ganhos de massa muscular), além de fornecer substrato energético suficiente para os treinos, os carboidratos e lipídios devem ser consumidos em doses médias, sem exageros ou restrições. Da mesma forma com as proteínas, para promover um melhor balanço nitrogenado e estimular a hipertrofia muscular.

A palavra chave para os ectomorfos é equilíbrio, tanto para sua dieta quanto para seu treino. Como tem facilidade para ganhar gordura ou massa muscular, disciplina é fundamental.

Se quiser saber mais sobre este assunto ou quiser tirar dúvidas, entre em contato por e-mail, visite meu blog e acesse minhas redes sociais (YouTubeFacebook e Instagram). 

Até a próxima e vamo treinar!!


+ Esportes