POR QUE NÃO SOMOS IGUAIS: ENDOMORFOS

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de fevereiro de 2017 às 11:02
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:06
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Voltando ao assunto sobre tipos físicos, que falei há umas semanas atrás, hoje vou falar sobre os indivíduos que mais tem facilidade em ganhar massa muscular, mas também tem muita propensão a acumular gordura: os endomorfos.

Endomorfo é o indivíduo caracterizado pelo tipo físico mais volumoso, com tronco largo, membros curtos e grossos, e metabolismo mais lento.

Na hora de treinar, os endomorfos devem trabalhar cada grupo muscular ao menos duas vezes na semana, e priorizar exercícios multiarticulares, pois recrutam vários músculos e tem gasto calórico maior. Quanto aos aeróbios, devem ser feitos sempre, de preferência, num dia separado pra isso. Caso não tenha tempo disponível, a melhor estratégia é fazer aeróbio depois do treino. Uma alternativa interessante é o HIIT, pois é mais intenso e leva menos tempo pra fazer. O importante é se manter ativo, para manter o metabolismo sempre acelerado.

Uma dieta específica é muito importante para os endomorfos. Através do déficit calórico, o corpo é obrigado a utilizar reservas de gordura como substrato energético. Para saber como criar um déficit calórico, é essencial procurar um nutricionista.

Além disso, a dieta do endomorfo deve ter restrição de gordura e mais alimentos integrais, que possuem carboidratos complexos, dando mais energia ao corpo por mais tempo, pois são metabolizados lentamente. As proteínas também devem ser priorizadas na dieta, pois são termogênicas, fazendo com que o corpo trabalhe mais para metabolizar.

Por falar em termogenia, o endomorfo pode usar os produtos termogênicos para acelerar o metabolismo, mas tem que tomar cuidado pois todo estimulante perde seu efeito se usado constantemente. Portanto, utilize durante um tempo e volte a usar após seu corpo perder a tolerância a estes produtos.

Outra dica importante é procurar um endocrinologista, pois é comum alguns endomorfos apresentarem baixas taxas de testosterona ou hipotireoidismo, que facilitam o acúmulo de gordura.

Se quiser saber mais sobre este assunto ou quiser tirar dúvidas, entre em contato por e-mail, visite meu blog e acesse minhas redes sociais (YouTube, Facebook e Instagram). 

Até a próxima e vamo treinar!!


+ Esportes