POR QUE FAZER HIIT?

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 18 de julho de 2017 às 13:37
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:16
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

​Trazendo um conceito bem antigo, o HIIT voltou com tudo atualmente pois consegue unir pouco tempo pra prática e excelentes resultados para diminuição de gordura, sendo uma ótima alternativa pra quem tem pouco tempo disponível e precisa queimar calorias extras.

O HIIT (High Intensity Interval Training, ou Treinamento Intervalado de Alta Intensidade) possui uma metodologia onde são alternados estímulos curtos de alta intensidade e intervalos curtos de descanso, onde os exercícios são feitos literalmente “no limite”. Por isso, a supervisão de um profissional é essencial.

Este treino pode ser feito na sala de musculação, na esteira ou na bicicleta, ou ainda com alguns acessórios e até mesmo apenas com o peso corporal. O material utilizado não importa, mas sim a alta intensidade, pois é esta que vai proporcionar os benefícios da atividade. A duração total do HIIT é, em média, 20 minutos.

Uma aula com a metodologia HIIT faz com que o nosso corpo aumente sua capacidade de perder calorias de várias formas: através do aumento do metabolismo, do aumento da massa magra e também do EPOC (Excess Post-exercise Oxygen Consumption, ou Consumo de Oxigênio Após Exercício), que é a capacidade do corpo consumir mais oxigênio após uma atividade, queimando mais calorias mesmo em repouso. No caso do HIIT, o EPOC pode ser de até 48 horas.

Por envolver altas intensidades, o HIIT não é recomendado para cardiopatas, hipertensos e pessoas com problemas de coluna e joelho. E por esse mesmo motivo, não é recomendado fazer todos os dias, mas sim retornar após um ou dois dias.

Treinar de maneira intervalada e sob altas intensidades vem de décadas passadas, mas a diferença é que atualmente a ciência comprova a eficiência deste método e, por isso, o HIIT possui diversos protocolos, podendo ser adaptado para qualquer pessoa.

Para saber mais sobre esse assunto, você pode entrar em contato por e-mail ou acessar as minhas redes sociais (Facebook, YouTube e Instagram).

Até a próxima e vamo treinar!!


+ Esportes