Por que devo comer “Fibras”

  • Nutrição em Prática
  • Publicado em 4 de agosto de 2017 às 14:54
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O processo de digestão é fundamental para disponibilizar os nutrientes necessários ao nosso corpo. Sendo assim, o que resta quase sempre é fibra dietética que pode ser solúvel ou insolúvel.

O papel da fibra, quando solúvel, é dissolver-se na água, em nosso sistema digestivo, formando uma substância semelhante a um gel. E a principal função é retardar a passagem dos alimentos através do nosso intestino. Dessa forma, ele pode absorver os nutrientes da melhor forma possível.

Já a fibra insolúvel aumenta o volume do alimento, encorajando-o a passar mais rapidamente. O que é ideal para quem tem digestão lenta ou constipação.

Alguns motivos para comer Fibras:

Redução do colesterol: A fibra solúvel se liga ao colesterol, conduzindo-o para fora do corpo antes que possa danificar as artérias.

Retardo da absorção de açúcar: Quantidades suficientes de fibras fazem com que o açúcar entre na corrente sanguínea mais lentamente, diminuindo as demandas de insulina.

Prevenção de cálculos biliares e pedras nos rins: Picos de insulina tornam o corpo propenso a desenvolver cálculos biliares ou cálculos renais. Como as fibras ajudam a diminuir as demandas de insulina, consequentemente atua na prevenção de cálculos renais.

Melhora da saúde digestiva: Uma dieta rica em fibras ajuda o seu aparelho digestivo a funcionar mais eficientemente. Ou seja, seu cólon se mantém saudável, o que ajuda a evitar condições como diverticulite (quando pólipos no cólon se tornam inflamados) e síndrome do intestino irritável.

Ajuda no gerenciamento do peso: Alimentos ricos em fibras levam mais tempo para se mastigar e podem lhe satisfazer mais rapidamente. Isto é, você se sente mais cheio com menos calorias.

Contato:

E-mail: [email protected]

Tel. 35 99991-6179​​​​​

*Essa coluna é semanal e atualizada às quartas-feiras. 


+ zero