Populações e políticos se revoltam com anúncio de novo pedágio na Portinari

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 11 de dezembro de 2015 às 07:15
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:32
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O deputado tucano de Franca foi mais longe: outdoors diziam: “Esta rodovia será duplicada e sem pedágio”

Engler e Alckmin, por várias vezes antes das eleições de 2010 afirmaram que Rodovia seria duplicada e sem pedágio (Foto Arquivo)

Com uma folha impressa contendo a notícia publicada por este Jornal da Franca, de que a duplicação de 15 km da Rodovia Cândido Portinari entre Franca e a entrada para Jeriquara provocará a instalação de pelo menos mais um pedágio (provavelmente no trecho entre Franca e Cristais), o vereador Fernando Augusto Morenghi Rodrigues – Tucura, de Rifaina, iniciou uma saraivada de críticas que estão surgindo em toda a região.

Segundo matéria publicada neste Jornal da Franca, com as novas concessões haveria a instalação do pedágio entre Franca e Cristais Paulista que atingiria os donos de mais de 10 mil veículos que trafegam pelo trecho, volume maior do que o registrado no pedágio de Restinga, entre Franca e Batatais, na mesma estrada. 

Veja a matéria aqui:

Com novas concessões, mais 10 mil veículos vão pagar pedágio na Portinari

O principal alvo de moradores e políticos de Cristais Paulista, Jeriquara, Pedregulho e Rifaina (sem contar outras cidades acessadas pela região como Ituverava, Buritizal, Igarapava, além de Sacramento e Conquista – MG), têm sido o Deputado Roberto Engler e o Governador Geraldo Alckmin (PSDB). 

Deputado Engler, em 2009, antes das eleições, ao lado do então prefeito de Cristais Paulista, Hélio Kondo, anunciou a duplicação,

Em 2009, em reunião com Superintendente do DER, Engler afirmou na página do site da Assembleia, que a Portinari não teria pedágio. Isso em 16 de dezembro de 2009, meses antes de iniciar a campanha de reeleição em 2010. 

Sem que, em 2009, quando começaram a falar sobre o assunto, esperassem que um dia surgisse um Plano de Concessão do trecho ainda não concessionado da Portinari, entre Franca e Rifaina, ambos falaram aos eleitores (que votariam nas eleições seguintes, de 2010) que a rodovia não teria pedágio.

O deputado tucano de Franca foi ainda mais longe: espalhou outdoors, antes das eleições de 2010, por toda extensão da rodovia, afirmando que as cidades seriam beneficiadas com a duplicação da rodovia sem nenhum custo adicional além dos impostos relativos a veículos que já pagam.

Já reeleito, em abril de 2014, Engler se reuniu com o então superintendente do DER, Clodoaldo Pelissioni. Em publicação no mesmo site da Assembleia Legislativa, ele já não falava em “duplicação sem pedágio”. A data era 15 de abril de 2014: 

Mineiramente, o outro deputado francano, Gilson de Souza (DEM) que houvera conseguido a histórica obra que acabou com a Curva da Morte, na serra de Rifaina, falava em duplicação, mas nunca usou o termo “sem pedágio”. Nem instalou outdoors com tal afirmação. Mas nem por isso tem deixado de também receber críticas, mesmo não estando mais deputado.

“Outdoors”

O termo “Esta rodovia será duplicada e não terá pedágio” se proliferou, animou as pessoas. A extinta Acamunopa – Associação das Câmaras Municipais da Alta Mogiana, formada pelos municípios de Pedregulho, Cristais Paulista Rifaina e Jeriquara fez um movimento pela duplicação da rodovia e com 12 mil assinaturas foi a primeira a registrar oficialmente, através de protocolo, na Secretaria de Transportes do Estado, um pedido de duplicação da rodovia (até então os deputados só discursavam, estranhamente não tinham nenhum documento protocolado, pedindo a obra).

Mais votados

A crítica do vereador Fernando Tucura, de Rifaina, foi encorajada e reforçada por um correligionário de Roberto Engler na cidade: o vereador Marcos Gomes Pereira – Marcos Passarinho – (PSDB), segundo mais votado na cidade e que trabalhou arduamente pela reeleição dele em 2014.

“Ele é do meu partido. Teve 448 votos aqui, a maioria buscada por mim. Mas não concordo com o pedágio na rodovia e o deputado e o Governador devem explicar isso”, disse Passarinho.

O vereador Tucura ainda assinalou: “Quando veio inaugurar as obras que acabaram com a Curva da Morte, o Governador Alckmin disse que a Portinari seria duplicada e sem pedágio. Será que vão dar um passa-moleque na gente?”.  

Os dois deputados francanos foram os mais votados em Rifaina nas últimas eleições. Gilson teve uma votação estrondosa: 1.519 votos, ou seja 59.52% dos válidos na cidade. Engler teve votação mais modesta, mas os seus 448 sufrágios recebidos no balneário de Rifaina corresponderam a 17,55% dos válidos na cidade.

Os candidatos majoritários Aécio Neves (1.652 ou 60,03%) e Geraldo Alckmin também deram de “lavada” no adversários em Rifaina. Alckmin foi ainda mais longe: 1.966 votos, ou 75,44% do eleitorado votante da cidade. O senador preferido dos rifainenses também foi tucano: José Serra, com 1.874 sufrágios que corresponderam a 76,33%.

Até a conclusão desta matéria, o Deputado Roberto Engler, nem sua assessoria, haviam se manifestado a respeito de declarações e manifestos contrários à instalação de pedágio entre Franca e Cristais Paulista recebidos em seu Gabinete. 

O Governo do Estado anuncia que a licitação da concessão dos novos trechos da Portinari e da Ronan Rocha deve acontecer em abril de 2016, segundo o secretário de Logística e Transporte, deputado federal Duarte Nogueira Júnior – Nogueirinha.  


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