População francana se movimenta para ajudar moradores de Mariana

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 19 de novembro de 2015 às 22:12
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:31
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

22 pontos na cidade recebem doações para contribuir com a região que sofreu o maior desastre natural de MG

A tragédia de Mariana mobilizou mesmo a população francana. Vendo o sofrimento de milhares de famílias de Minas Gerais, além da completa destruição da paisagem natural da região (inclusive com a “morte” do Rio Doce, que foi invadido por lama da barragem destruída da Samarco), inúmeros moradores de Franca se propuseram a criar iniciativas para ajudar os necessitados.

Rio Doce foi inundado pela lama (Foto: Reprodução)

Mais de 22 pontos de coletas foram criados na cidade para receberem doações em prol das famílias. A Capelinha é um deles. Através dos seminaristas estudantes do Instituto Agostiniano de Filosofia, a igreja está realizando uma campanha de arrecadação de água, um dos itens de maior necessidade entre as cidades atingidas pelo rompimento das barragens.

Os donativos podem ser feitos através de galões, garrafas ou copos e as entregas estão sendo realizadas em dois locais: Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Capelinha (Rua Distrito Federal, 1285) e Paróquia São Sebastião (Rua Voluntários da Franca, 823).

Locais como o restaurante Muringa Grill, a imobiliária Salomão Imóveis, as universidades Unesp e Unifran e o ponto cultural Espaço Shake Shake Shake também se ofereceram como pontos de coleta. Além deles, dezenas de moradores disponibilizaram as suas casas para receberem as doações. Confira os endereços:

Endereços para doações em Franca (Foto: Reprodução)A orientação da Prefeitura Municipal de Mariana é que as doações se concentrem principalmente em itens de alimentação infantil, como NAN, Aptamil, Nutren e Mucilon, roupas infantis, ração para cães e gatos, açúcar e sal de cozinha, óleo de cozinha, pó de café e água mineral. Outras opções são fraldas descartáveis, absorventes, álcool em gel e brinquedos.

Os voluntários procuram também ofertas de locação de ônibus para ajudarem a levar as doações até as cidades atingidas.

Para os interessados em realizar doações em dinheiro, as contas oferecidas pela Prefeitura de Mariana são: Banco do Brasil, através do CNPJ: 18.295.303/001-44, Agência: 2279-9, Conta Corrente: 10.000-5; ou Caixa Econômica – Agência: 1701, Operação: 013, Conta Poupança: 100-2.

Hoje, mais de 800 pessoas estão refugiadas em hotéis pagos pela mineradora Samarco, uma vez que suas antigas moradias foram devastadas pela lama. Mais de 62 milhões de metros cúbitos de dejetos de mineiro e água foram lançados sobre o distrito de Bento Rodrigues. As últimas informações apontam 11 mortes e 15 desaparecimentos por conta da tragédia. 

As casas foram tomadas pela lama e mais de 800 pessoas ficaram desabrigadas (Foto: Reprodução)


+ Cidades