População às margens do rio Grande participa de exercício de evacuação

Municípios localizados abaixo de barragens de usinas hidrelétricas devem realizar as ações preventivas

Postado em: em Segurança

Cerca de quatro mil moradores dos municípios de Delta, Uberaba e Igarapava, às margens do rio Grande, foram convidados a participar do simulado de evacuação que abrangerá 29 pontos de encontro na região. 

A ação, que tem o objetivo de consolidar a cultura de segurança e prevenção na região, é promovida pelo grupo de trabalho composto pelas Defesas Civis Municipais, Estaduais, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar dos estados de MG e SP, Prefeituras, Usina Hidrelétrica de Igarapava, Delta Sucroenergia, Raízen, Fertigran e a população das localidades.

Segundo a Defesa Civil, o simulado é uma das ações previstas no Plano de Ação de Emergência – PAE da Usina Hidrelétrica de Igarapava, com o propósito de capacitar a população para atuação em caso de emergências, testar o sistema de comunicação e alerta (sirenes) já implementados. 

O trabalho foi feito de forma conjunta e articulada desde 2017. Foram mais de oito reuniões do Grupo de Trabalho, cinco reuniões com as comunidades e agora chegou o momento de colocar em prática o aprendizado, através do exercício simulado.

O gerente geral do Consórcio Igarapava, Cláudio Antônio da Silva, informa que mesmo com os monitoramentos e planos de controle que a usina hidrelétrica já possui desde sua implantação, é necessário também atender a recente legislação vigente que foi regulamentada para o setor elétrico pela Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica. 

Neste contexto, municípios localizados abaixo de barragens, mesmo que de usinas hidrelétricas, em condições normais de segurança, devem realizar as ações preventivas.

Dinâmica do exercício simulado

No dia 28 de setembro, às 15 horas, um sinal sonoro vai ser acionado. 

A população das áreas previamente informadas, dos três municípios, deve seguir pelas rotas de fuga e seguir para os Pontos de Encontro que foram definidos previamente no PAE.  

Em seguida, sob coordenação da Defesa Civil, os moradores participantes responderão a questionários para que a ação seja avaliada, podendo também tirar dúvidas sobre o simulado.

UHE Igarapava é segura

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a barragem da Usina Hidrelétrica de Igarapava está classificada na categoria de risco B, indicando que possui todas as condições de segurança necessárias para seu funcionamento.


Artigos Relacionados