Você Sabia? Pontinhos brancos em peixes ornamentais pode ser íctio

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de novembro de 2017 às 20:59
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Problema causado por protozoários também é conhecido como doença do algodão ou dos pontos brancos

Muitas pessoas que decidem ter um animal de estimação acabam escolhendo os peixes com a crença que os cuidados serão menores do que os destinados a cães e gatos. Até pode ser, mas é preciso atenção e cuidados especiais para manter a saúde dos peixes sempre em dia e livre de doenças como o íctio.

O causador é um protozoário de nome difícil: Ichthyophthirius Multifilis e a doença pode até mesmo ser confundida com a ictiosem problema dermatológico humano mas que não atinge os peixes.

A forma de contaminação mais comum é quando um outro peixe infectado é levado ao aquário, ocasionando o problema para o resto do sistema, além, claro, da falta de cuidados ou cuidados incorretos. Oscilações de temperatura na água do aquário e falta de limpeza fazem com que fungos, bactérias e protozoários diversos se proliferem rapidamente.

É na aparência do peixe que se notam os primeiros sintomas – pontinhos vermelhos ou transparentes em todo o corpo, principalmente nas barbatanas e que logo ficam brancos indicam que os protozoários estão grudados nas escamas.

Como a reprodução desses parasitas é rápida, as alterações também são: o peixe começa a se esfregar nas paredes ou qualquer outra superfície mais dura dentro do aquário por conta da coceira intensa. Logo o peixe começa a ter dificuldade para nadar e respirar, chegando a ficar até mesmo paralisado até a morte.

O tratamento é bem simples apesar da doença ser fatal para os peixes. Para impedir a reprodução dos parasitas, é preciso alterar as condições do aquário, evitando ambientes com baixa temperatura e com corrente branda. A temperatura deve ser aumentada aos poucos, com o auxílio de um termostato ou termômetro para evitar choques nos peixes.