Pomerol… uma pequena região de grandes vinhos

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 11 de maio de 2018 às 15:57
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 13:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Quando escuto falar sobre o Pomerol, sempre lembro que algumas pessoas confundem esta região, e não tiro a razão delas. Para quem não conhece o “Mundo do Vinho” , ou tem pouca informação sobre vinho, o nome Pomerol parece mais com o idioma italiano que com o francês. Ou talvez confundam ainda com a Pomerânia que fica no norte da Alemanha e Polônia. Bem, temos que concordar que se temos um lugar chamado Pomerol… seria lógico que ficasse na Pomerânia. Mas não é assim.

O Pomerol fica em Bordeaux na França, e é a menor área dentro da região de Bordeaux, com 800 hectares.

Mas este tamanho reduzido não atrapalha em nada na qualidade de seus vinhos. Aliasa única coisa realmente ruim, é que as produções são reduzidas o que deixam os vinhos mais raros e com um valor agregado mais alto.

As uvas do Pomerol são 80% Merlot, 15% Cabernet Franc e 5% Cabernet Sauvignon. O que imprimem em seus vinhos a características de vinhos “mais sedutores” , com grande complexidade, mas ao mesmo tempo leves . Com uma estrutura que permite o envelhecimento por mais de 30 anos.

Estas características são formadas com a combinação das uvas e o terroir, onde o solo não tem calcário, mas os demais componentes como cascalho, areia e argila ajudam numa maturação precoce, o que beneficia e muito a Merlot.

Entre os grandes vinhos do mundo, podemos encontrar alguns desta região. É o caso do Petrus, Lefleur e Le Pin.

Este é o típico lugar onde pequenos produtores elaboram grandes vinhos.

A tradição deste lugar, seu terroir , suas uvas e seus produtorespresenteiam os apreciadores de vinhos com verdadeiras joias .

Vale a pena colocar um vinho desta região na sua lista de desejos… 


+ zero