Polícia orienta motoristas a checar veículo antes da viagem de volta do feriado

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de junho de 2017 às 10:21
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:13
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Uma parcela dos acidentes é causada por más condições dos veículos ou por desgaste natural de equipamentos

A Polícia Rodoviária está nas pistas estaduais realizando a fiscalização de trânsito para orientar e ajudar a evitar acidentes. Porém, a maior parte desta tarefa deve ser feita pelos próprios motoristas.

Primeiramente, é claro, com o bom senso dos condutores ao pegar a estrada. É sabido que a maioria dos acidentes são causados por falha humana, como desatenção ao volante, ou por abusos cometidos, como ingerir álcool e dirigir, correr demais ou fazer ultrapassagens perigosas.

Porém, uma parcela é causada por más condições dos veículos por desgaste natural de equipamentos fundamentais dos veículos, o que também pode gerar multas e apreensão.

Para evitar tais situações, a Polícia Rodoviária dá uma série de orientações. Acompanhe:

1) Desgaste dos pneus – Pneus muito desgastados, ou com desgaste irregular, podem prejudicar aderência e afetar a estabilidade do carro. De acordo com a legislação de trânsito, as ranhuras do pneu devem ter, no mínimo, 1,6 mm de profundidade.


2) Calibragem – Pneus calibrados corretamente, de acordo com o manual do proprietário, aumentam a estabilidade do veículo, reduzem o risco de corte na borracha e contribuem para a integridade da estrutura interna do pneu.

3) Alinhamento e balanceamento – São importantes para minimizar os desgastes da suspensão do veículo, além de contribuir para a manutenção da dirigibilidade e do consumo de combustível. É imprescindível verificar alinhamento e balanceamento antes de uma viagem porque há muitos fatores que os desregulam, como passar por buracos nas ruas ou subir em guias de calçadas. Um carro desalinhado provoca desgaste irregular dos pneus.

4) Óleo do motor – Com o uso do carro, ele perde sua viscosidade e deixa de cumprir sua função. Por isso, é vital que o óleo seja trocado nas datas recomendadas pelo fabricante. É importante ainda manter o óleo do motor no nível indicado, entre os dois traços da vareta.

5) Nível da água do radiador – Antes de pegar a estrada, é preciso verificar o nível da água do radiador, que serve para manter a temperatura do motor. Se o motor “esquentar” muito, ele pode fundir – e você ficará a pé. Tome cuidado ao abrir a tampa do reservatório de água com o motor aquecido.


6) Fluido do freio – Impulsiona o sistema que faz o veículo brecar. Se a quantidade do fluido estiver baixa, ou o produto estiver com prazo de validade vencido, a eficácia do freio pode ficar comprometida. É recomendada a troca do fluído uma vez por ano. Vale também checar as pastilhas e discos para evitar problemas na estrada.

7) Lavadores dos vidros e palhetas – Palhetas ressecadas não limpam o vidro direito e ainda podem arranhá-lo. A troca pode ser feita em postos de gasolina. O reservatório deve ser reabastecido com água e se possível com uma solução de detergente.


8) Sistema elétrico – O nível de carga da bateria e o funcionamento dos faróis e desembaçadores são alguns dos pontos importantes a serem checados antes de cair na estrada.


9) Validade da documentação e seguro – O condutor do veículo precisa portar durante a viagem a Permissão para Dirigir ou a Carteira Nacional de Habilitação, além da documentação do veículo (CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).


10) Validade do extintor de incêndio – Certifique-se que o extintor de incêndio esteja dentro da validade. É importante também ter as instruções de uso para saber o que fazer na hora de uma emergência.


11) Triângulo, macaco, chave de roda e chave de fenda
– Antes de cair na estrada, confira se o carro está equipado com triângulo, macaco, chave de roda e chave de fenda.
Vale também levar na bagagem pequenas peças de reposição, como fusíveis, velas e lâmpadas.


+ Trânsito