Polícia Federal e Receita fazem operação de busca e apreensão em Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 3 de março de 2020 às 10:46
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Franca está entre as cidades listadas na operação de busca e apreensão pela Polícia e Receita Federal

​​A Polícia Federal (PF), por meio da delegacia em Bauru e da Delegacia de Repressão e Combate à Corrupção e aos Crimes contra Sistema Financeiro Nacional da Superintendência da PF em São Paulo, com o apoio da Receita Federal, realiza a Operação Policial ‘Último Lance’, nesta terça-feira (03). 

Ela foi deflagrada em virtude de investigações que demonstraram a existência da criação de dezenas de empresas “de fachada”, com a utilização de inúmeras ‘laranjas’ (interpostas pessoas como sócias), com o intuito de promover a ocultação de vultosa movimentação financeira.

Mandados de busca e apreensão são cumpridos em Bauru, além de endereços localizados nas cidades de São Paulo, Pindamonhangaba e Franca. 

A PF chegou aos endereços após a análise de Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs), utilizados após a devida e prévia autorização judicial, bem como por intermédio de ações fiscais.

Em apenas um dos RIFs analisados, verificou-se movimentações consideradas suspeitas que ultrapassaram o montante dos R$ 600.000.000,00, informa nota da PF. 

Ao todo, 80 policiais federais cumprem de 16 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 10ª Vara Criminal Federal Especializada em Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e Crimes de Lavagem ou Ocultação de Bens, Direitos ou Valores de São Paulo/SP.

As investigações continuam e os envolvidos poderão, em tese, ser processados pelos crimes de evasão de divisas, sonegação fiscal, falsidade ideológica, uso de documento falso e, principalmente, crime de ocultação indevida de valores, previsto pela Lei nº 9.613/98.

Ainda segundo a PF, o nome da operação se deve ao fato da atuação de grande parte das empresas investigadas ocorrer no ramo de leilões.


+ Cotidiano