Pessoas com um estilo de vida saudável podem viver até dez anos mais

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 13 de janeiro de 2020 às 18:30
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:15
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Uma nova pesquisa confirma que os adeptos de hábitos saudáveis têm uma expectativa de vida até dez anos maior

​Ter uma alimentação natural e praticar exercícios é o combo de hábitos mais recomendados para ter uma vida saudável. 

Mas, muito além de oferecer melhor qualidade de vida, recomendações como beber com moderação, realizar atividades físicas por, no mínimo 30 minutos ao dia, e manter a circunferência do corpo dentro dos padrões médicos podem ajudar a viver até dez anos mais

Publicado no periódico científico, British Medical Journal, cientistas de vários países e instituições, incluindo a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e a Universidade de Ciências Aplicadas de Amsterdam, na Holanda, analisaram dados sobre a saúde de mais de 110 mil pessoas. 

A pesquisa estava focada em observar os dados cardiovasculares dos indivíduos e as propensões para o desenvolvimento de câncer e diabetes do tipo 2, para então criar conexões com os diferentes estilos de vida.

Dentre os hábitos considerados prolongadores de vida estão não fumar, manter o Índice de Massa Corporal (IMC) entre 18 e 25.

Além disso, é fundamental praticar exercícios de moderados a intensos por no mínimo 30 minutos ao dia, controlar a ingestão de álcool (com limite de 15 g diárias para mulheres e 30 gramas para homens) e ter uma dieta saudável.

Os resultados apontam que, a partir dos 50 anos, mulheres com um estilo de vida que cumpria, pelo menos, quatro dos hábitos descritos tinham expectativa de vida sem desenvolvimento de enfermidades para mais 34,4 anos. 

Para aquelas que não seguiam padrões saudáveis, esse número cai para 23,7 anos. 

Já para os homens com vida equilibrada e com mais de 50 anos, o dado é de 31,1 anos livres de doenças do coração, diabetes e câncer, enquanto para os que não seguem os parâmetros a informação é de 23,5 anos.

Dentre os hábitos considerados ruins para a saúde, fumar mais de 15 cigarros por dia e a obesidade são os fatores que mais reduzem a expectativa de vida livre de doenças.

Os cientistas escreveram no artigo que são necessárias políticas públicas para melhorar a alimentação e o ambiente físico favorável à adoção de uma dieta e estilo de vida saudáveis.

Também escreveram que políticas e regulamentos relevantes (por exemplo, proibição de fumar em locais públicos ou restrições de gorduras trans) são essenciais para melhorar a expectativa de vida livre de doenças crônicas graves.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, o estudo foi reconhecido pelo Fundo de Pesquisa Mundial do Câncer. 

Este novo e grande estudo confirma ainda mais a pesquisa de que ter um estilo de vida saudável reduz o risco de câncer e outras doenças. 

Os cientistas disseram que esperam que os governos sejam persuadidos pelas evidências crescentes e tomem medidas ousadas e positivas para proteger a saúde das nações, tornando os ambientes mais saudáveis, para que seja mais fácil para as pessoas fazerem boas escolhas.

Kate Allen, que atuou na pesquisa, disse esperar a restrição à publicidade de junk food às 9 horas da noite e subsídios a produtores e vendedores de alimentos saudáveis para torná-los mais acessíveis.

Outro item é a melhoria do design urbano para incentivar caminhadas e ciclismo durante a condução.


+ Esportes