Pesquisas: Unesp lança plataforma de doação para combate ao coronavírus

  • Entre linhas
  • Publicado em 14 de abril de 2020 às 09:29
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:36
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Parceiro Pela Vida Unesp receberá recursos para apoiar ações em andamento na universidade

A Universidade Estadual Paulista decidiu dedicar todos os esforços de recebimento de doações para as iniciativas de combate e prevenção ao novo coronavírus (SARS-CoV-2) em andamento na Unesp no programa “Parceiro Pela Vida Unesp”. 

Ações de pesquisa e de assistência à população mobilizam atualmente centenas de docentes, pesquisadores, servidores técnico-administrativos e estudantes unespianos em diversas frentes de trabalho organizadas como resposta à pandemia.

As pesquisas em andamento estão sendo articuladas pelo Comitê Científico Unesp Covid-19. 

Dentro desse comitê, os grupos e subgrupos formados, com representantes de todas as grandes áreas do conhecimento, atuam em busca de soluções que possam apoiar as políticas públicas em curso e contribuir para o controle da propagação da Covid-19, a doença causada pelo SARS-CoV-2.

Para ajudar no diagnóstico, por exemplo, laboratórios da Unesp localizados em três câmpus diferentes (Botucatu, Araraquara e São José do Rio Preto) estão empenhados em parcerias para aumentar o número de testes a serem realizados na população, uma das medidas recomendadas para mitigar a disseminação descontrolada da doença.

A Universidade vem atuando também, em parcerias com prefeituras, na produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para pacientes e profissionais de saúde e, em paralelo, tem iniciativas para a fabricação de ventiladores pulmonares mecânicos de baixo custo, máscaras e álcool em gel.

A plataforma do “Parceiro Pela Vida Unesp” é um avanço daquela utilizada pelo “Parceiro Unesp”, programa lançado no segundo semestre do ano passado para desburocratizar as doações direcionadas para a Universidade.

Na versão atual, o doador pode escolher entre fazer uma doação para as ações articuladas como resposta à Covid-19, indicando para qual ação quer colaborar, e realizar uma doação nos moldes daquelas que estavam sendo feitas antes de a pandemia começar.

O empresário paulistano Alexandre Leite Lopes, primeiro doador do Parceiro Unesp, aprovou a reconfiguração do programa para o atendimento das ações voltadas à emergência em saúde pública e elogiou a atitude da Unesp.

“Acho uma otima iniciativa! Neste momento de crise, devemos estar todos voltados ao objetivo de combater esta pandemia que atingiu o nosso planeta. Por isso, tornou-se a prioridade da nossa sociedade. Soube das ações da Unesp e já circulei mensagem em todos os grupos de amigos e empresários que participo para tentar ajudar de alguma forma”, diz o empresário.

Não existe valor mínimo ou máximo para as doações. Em relação às iniciativas da Universidade direcionadas a combater o novo coronavírus, na plataforma é possível contribuir tanto para o trabalho articulado no âmbito do Comitê Científico da Unesp quanto para as ações postas em práticas pelas Unidades –conforme as ações sejam desenvolvidas e comunicadas ao programa, serão atualizadas no sistema que alimenta a plataforma.

O Parceiro Pela Vida Unesp pode ser acessado pelo endereço eletrônico: https://prograddb.unesp.br/parceiro/.


+ Ciência