Pesquisa revela: número de empresas ativas em Franca cresce 11,5% em dois anos

  • Entre linhas
  • Publicado em 26 de abril de 2017 às 10:35
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Franca está no 15º lugar do ranking de cidades paulistas com maior número de empresas ativas

Comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios é a atividade mais praticada na cidade

O número de empresas ativas em Franca deu um salto de 11,5% nos últimos dois anos. De 2015 a 31 de janeiro deste ano, a cidade ganhou cerca de 5 mil novos empreendimentos, saindo de 41.965 empresas ativas para 46.788, conforme dados do Empresômetro, ferramenta estatística do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação. Ainda de acordo com o Empresômetro, Franca está no 15º lugar do ranking de cidades paulistas com maior número de empresas ativas, à frente de outras como São Carlos e Praia Grande.

Para o economista e diretor administrativo do Sicoob Cred-ACIF, Donizeti Tridico, o aumento de empresas no município é um efeito colateral da retração econômica dos últimos dois anos. “A redução do emprego formal tem levado as pessoas a procurarem alternativas de trabalho, como a constituição de empresas. Normalmente, buscam atuar em ramos em que haja afinidade prévia ou conhecimento como forma de facilitar seu ingresso no mercado empresarial.” 

De acordo com o presidente da Acif, Dorival Mourão Filho, a aposta no empreendedorismo para fugir do desemprego deve ser planejada para que não acabe em frustração.

“É muito comum ver as pessoas investindo todo o dinheiro da rescisão do contrato de trabalho na abertura de um empreendimento se baseando apenas na afinidade que tem por determinada atividade e isso é um engano. O ideal é que elas se preparem e conheçam o mercado a fim de não se tornarem mais um número na estatística de mortalidade empresarial”, afirmou o presidente. “Cursos voltados para a gestão de negócios, conhecimento do público alvo e noções de marketing são algumas ferramentas importantes de planejamento que entidades, como a própria ACIF, oferecem. Estratégia é a chave que pode definir se um negócio será sólido ou apenas uma aventura.”

Perfil das empresas locais

Segundo o levantamento das empresas locais, 93,8% das ativas em Franca são MPEs (Micro e Pequenas Empresas). Das atividades desenvolvidas na cidade, a maioria se concentra no comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios (7,35%). Na sequência do top 10 temos: fabricação de calcados de couro (7,10%); acabamento de calçados de couro sob contrato (5,46%); lanchonetes, casas de sucos e similares (3,72%);  comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – minimercados, mercearias e armazéns (3,14%); cabeleireiros (2,72%); comércio varejista de calçados (2,7 %); obras de alvenaria (1,86%); comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente (1,58%) e restaurantes e similares (1,53%). A lista completa do Empresômetro conta com uma relação de 200 atividades praticadas em Franca.

Cenário nacional

No ranking nacional das cidades com maior número de empresas ativas, Franca aparece na 52ª posição. Nos cinco primeiros lugares estão as capitais São Paulo (SP), com 1.800.147 empresas; Rio de Janeiro (RJ), com 799.081; Belo Horizonte (MG), com 375.688; Brasília (DF), com 359.788 e Curitiba (PR), com 308.514. Juntas, elas representam 17,39% das 19.824.342 empresas ativas no Brasil.

No top 5 das atividades mais praticadas em todo o país estão: comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios (7,18%); comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – minimercados, mercearias e armazéns (3,77%); cabeleireiros (3,52%); lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares (3,21%) e obras de alvenaria (1,99%).

Assim como em Franca, as micro e pequenas empresas predominam o cenário nacional, correspondendo a 93,2% do todo. 


+ Economia