Pesquisa mostra que 80% dos negativados são reincidentes na dívida

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 29 de novembro de 2018 às 18:59
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:12
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Isso significa que o consumidor volta a atrasar o pagamento das contas no prazo médio de três meses

Dados apurados pela Confederação
Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito
(SPC Brasil) revelam que, do total de consumidores que foram negativados em
outubro, 80% são reincidentes, ou seja, já haviam aparecido no cadastro de
devedores ao longo dos últimos 12 meses.

Nesses casos, 25% haviam regularizado
a situação, enquanto 55% ainda estavam com a dívida pendente.

Uma das constatações do estudo é que
o tempo médio decorrido entre o vencimento de uma dívida para outra é de 96
dias. Isso significa que o consumidor volta a atrasar o pagamento das contas no
prazo médio de três meses do vencimento da dívida anterior.

Outro dado mensurado pela CNDL e pelo
SPC Brasil é o de quitação de dívidas. De acordo com o indicador de recuperação
de crédito, aumentou em 9,5% o volume de inadimplentes que conseguiram
regularizar as pendências no acumulado dos últimos 12 meses até outubro.

Entre as regiões que apresentaram
maior crescimento de recuperação de crédito, o Sudeste puxa o ranking no
mês de outubro, com 19,5%. Na sequência estão Centro-Oeste (16%), o Nordeste
(7,6%) e o Sul (2,5%). Apenas no Norte houve recuo, com queda de 5,8% no volume
de pessoas que conseguiram quitar dívidas.

De acordo com o indicador, o volume
de dívidas regularizadas avançou 8,2% no acumulado de 12 meses até outubro
deste ano. Desse total, a maior parte diz respeito a dívidas bancárias (65%).
Em seguida, aparecem as contas de água e luz (19%), contas pagas no comércio
(9%) e as de serviços de comunicação, como telefonia, internet e TV por
assinatura (3%).

O SPC recomenda ao consumidor que
estude, avalie e planeje uma proposta de pagamento adequada à sua realidade. A
entidade chama a atenção também para os erros que ocorrem em uma renegociação
quando o consumidor aceita os termos sem ter consciência de que o prazo será
cumprido.

Segundo o SPC, é importante lembrar
que o fim de ano é o momento propício para o consumidor colocar as contas em
dia, tendo em vista a injeção de dinheiro extra do 13º salário.

Tanto no Indicador de Recuperação de
Crédito quanto no Indicador de Reincidência são usados os registros de saída de
CPFs das bases a que o SPC Brasil tem acesso. Os dados são de abrangência
nacional.


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