PERDA DE PESO x EMAGRECIMENTO

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 11 de julho de 2017 às 09:48
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:15
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pra quem ainda não sabe, eu faço transmissões ao vivo toda quinta às 22 hs no meu perfil do Facebook e na minha fan page, e na última live eu falei sobre o tema do título, e agora vou contar tudo pra você que não acompanhou. Já deixo aqui o meu convite pra próxima transmissão, é só me adicionar aqui!!

Um dos maiores objetivos quando as pessoas se propõem a fazer atividade física, emagrecer se tornou uma obsessão em nossa sociedade. Mas ao tentar obter um resultado satisfatório, muita gente acaba tomando atitudes equivocadas durante o processo.

Primeiro, é importante diferenciar os termos:

  • PERDA DE PESO – efeito não-saudável, decorrente de doenças que debilitam o organismo ou de dietas sem comprovação científica;
  • EMAGRECIMENTO – efeito saudável, resultado de um planejamento que une alimentação equilibrada, prática regular de atividade física e adoção de hábitos saudáveis

Se eu fosse contextualizar cada fenômeno desse, eu diria que perda de peso é quando uma pessoa busca uma dieta na internet, e após algumas loucuras, perde peso mas fica totalmente flácida. Além disso, pode começar a produzir corpos cetônicos que a deixam com um cheiro desagradável (cheirando acetona, literalmente). O excesso de corpos cetônicos pode aumentar a acidez sanguínea, que pode levar a coma e até a morte. Já quem busca emagrecimento procura profissionais de saúde para que seja estabelecido um planejamento multidisciplinar com exercícios físicos e reeducação alimentar, podendo obter resultados a curto prazo.

As estratégias para emagrecimento são diversas, tanto no aspecto físico quanto nutricional. Cabe ao educador físico juntamente com um nutricionista estabelecerem as tarefas mais adequadas a cada aluno/cliente.

Para saber mais sobre esse assunto, você pode entrar em contato por e-mail ou acessar as minhas redes sociais (Facebook, YouTube e Instagram).

Até a próxima e vamo treinar!!


+ Esportes