Pequenos cuidados diários podem evitar problemas bucais para o seu bichinho

  • Entre linhas
  • Publicado em 29 de novembro de 2016 às 13:30
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:02
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Atualmente existem profissionais especializados em odontologia veterinária para todo tipo de caso

Assim como acontece com os seres humanos, cães e gatos também trocam a arcada dentária. Por volta do terceiro ao sexto mês, os pets renovam a dentição e os dentes provisórios (ou de leite) dão lugar aos permanentes.

Porém, alguns animais, especialmente das raças de pequeno porte, não efetuam totalmente a troca de dentes, podendo apresentar até a fase adulta alguns dentes de leite. Esta condição pode favorecer o acúmulo de restos alimentares e, consequentemente, o aparecimento de placa bacteriana ou ‘tártaro’, o que acaba causando o mau hálito e amarelando os dentes.

“A placa bacteriana é formada inicialmente por uma camada de bactérias localizada na superfície dental e que se acumula principalmente no sulco gengival, local este onde a limpeza natural pelo fluxo salivar e abrasão dos alimentos e da língua é dificultado. Cães de raças de pequeno porte como, por exemplo, poodle, pinscher e yorkshire apresentam maior predisposição ao desenvolvimento de tártaro”, explica Ricardo Cabral, Médico Veterinário Coordenador de Desenvolvimento de Produtos Pet da Vetnil.

A placa pode evoluir para a gengivite e para outras doenças periodontais. Como consequência, pode ocorrer comprometimento dos tecidos suportes do dente, como o osso alveolar, levando à perda dos mesmos. Além disso, as bactérias podem cair na corrente sanguínea e atingir órgãos vitais, como fígado, rins e coração, levando a problemas mais sérios.

“Infelizmente, a doença periodontal não tem cura, por isso a importância da prevenção. Se ela já estiver instalada, deve ser acompanhada para evitar sua progressão. Recomendamos a escovação periódica dos dentes dos animais desde muito cedo, a utilização de antissépticos bucais apropriados para os pets e visitas periódicas ao veterinário para manter a saúde bucal dos cães e gatos”, complementa Ricardo.

A escovação remove restos de comida e, principalmente, placa bacteriana aderida aos dentes. Ela deve ser diária ou pelo menos quatro vezes por semana. Já com relação à alimentação, quanto mais duro é o alimento, maior é o atrito e a remoção da placa nos dentes. “É importante levar os pets ao veterinário, pois somente ele está habilitado a realizar uma avaliação odontológica completa, estabelecendo um programa de prevenção e tratamento odontológico”, finaliza o veterinário.

Atualmente, existem no Brasil, profissionais especializados em odontologia veterinária para atender desde os casos mais simples até situações que merecem um cuidado especial.