​Penitenciária de Franca completa 1º mês com excesso de 765 presos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de setembro de 2017 às 07:29
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:20
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cadeia abrigava, na última semana de agosto, 765 homens a mais, ou seja, 1.612 detentos.

No primeiro mês como Penitenciária Estadual, o antigo CDP – Centro de Detenção Provisória de Franca, localizado na zona norte da cidade (região do City Petrópolis) fechou a última semana (contabilizada no dia 31 de agosto), com excesso de 765 presos além de sua capacidade.

Como não é mais uma cadeia de transição (o CDP abrigava presos que aguardavam sentença judicial), é provável que este excesso de lotação permaneça perene ao longo dos próximos meses, talvez até piorando.

A Penitenciária Estadual de Franca, que deixou de ser CDP por obra e graça de um decreto do Governador Geraldo Alckmin, sem que a popualão de Franca fosse ouvida em Audiência Pública, ou previamente comunicada, já era um problema de segurança e de saúde pública antes de ser transformada.

Como unidade de detenção provisória, a cadeia nunca esteve no seu patamar ou abaixo de sua capacidade, sempre com excesso, mesmo abrigando presos que em tese deveriam permanecer por pouco tempo, aguardando decisão da Justiça Criminal.

Agora como Penitenciária, vai abrigar presos condenados, inclusive de outras regiões do Estado, servindo de alternativa para locais onde a SAP – Secretaria de Administração Penitenciária não tem mais onde colocar presos.

Segundo a Coordenadoria da Regiã Noroeste da SAP, a Penitenciária de Franca, localizada na Avenida Sidney Romeu de Andrade, quase na divisa com o município de Cristais Paulista, teria capacidade para 847 presos, mas abrigava, na última semana de agosto, 765 homens a mais, ou seja, 1.612 detentos.

Coordenadoria da Região Noroeste do Estado

Endereço: Av. Dr. Sidney Romeu de Andrade, s/n, Bairro City Petrópolis
CEP: 14409-652 – Franca – SP
Fone: (16) 3705-3634   Fax:ramal 224/ 217

População prisional – data: 31/agosto
Capacidade: 847População: 1612


+ Segurança