Pedrocão pode receber R$ 2,2 milhões em reformas pela Prefeitura de Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 27 de novembro de 2017 às 07:35
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Se realmente houver a reforma, problemas como as goteiras deverão ser resolvidos

​O ginásio “Pedro Morilla Foentes”, o Pedrocão, também chamado de “Templo do Basquetebol” e onde o Sesi Franca Basquete manda os seus jogos, está há muito tempo precisando de reformas. 

E não são poucas as melhorias necessárias. Diversas falhas são constatadas e expostas pela mídia nacional dentro do ginásio, em uma falta de manutenção que vem desde o a administração passada.

Visando isso e em resposta às críticas feitas pela falta de manutenção do Pedrocão pelo Jornal da Franca, o prefeito mandou reservar, no orçamento do ano que vem, R$ 2,2 milhões para a “modernização do Pedrocão”.

E não é sem tempo. Durante as finais do Paulista, ficou evidenciada a necessidade de obras no piso da quadra, no teto do ginásio, na limpeza do entorno do Pedrocão, entre outros problemas.

Foi possível identificar ainda muitas goteiras e a água da chuva molhou não somente os torcedores nas arquibancadas, mas também os profissionais de imprensa nas cabines, que não pouparam críticas.

A água se empoçava também na quadra e as goteiras fizeram com que os funcionários que enxugam o piso trabalhassem bastante para evitar a queda de um juiz ou atleta, e ferimentos por conta da água empoçada.

Outro problema estrutural é a constante falta de sinal de internet, o que impede a atualização dos dados em tempo real, como normalmente é feito pela Federação Paulista de Basquete.

Sem acesso à rede, a elaboração do scoult foi interrompida, assim como a transmissão ao vivo pelo Youtube da Federação, o que também gerou críticas de torcedores internautas de todo o país ao ginásio e, claro, à cidade.

A última grande reforma do Pedrocão foi quando sua capacidade foi aumentada, na época, para quase oito mil lugares. Isso aconteceu em 1995, quando o prefeito da cidade era Ary Pedro Balieiro. 

Desde então, passadas duas décadas, são feitas reformas pontuais, como a troca do piso, realizada há cerca de dez anos, e melhorias na iluminação e nos placares eletrônicos.

O descontentamento dos francanos ficou claro na sonora vaia recebida pelo prefeito Gilson de Souza (DEM) ao ter seu nome anunciado no Pedrocão, na finalíssima contra o Paulistano, com seis mil pessoas nas arquibancadas. Foi um sinal claro ao prefeito. Espera-se que ele tenha entendido a mensagem do torcedor que, por acaso, também é eleitor e não fique só na intenção da reforma.


+ Esportes