Peça “Omnimal” celebra os 30 anos do Núcleo de Artes Cênicas do Sesi-SP

  • Entre linhas
  • Publicado em 3 de novembro de 2017 às 14:32
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A apresentação inédita questiona o comportamento humano na modernidade; sessões são neste mês

O espetáculo Omnimal, parte integrante dos 30 anos de jornada do Núcleo de Artes Cênicas do SESI-SP, reflete sobre como as pessoas se relacionam nos tempos de intervenções midiáticas, que ditam o convívio da sociedade. A peça acontece no SESI Franca, nos dias 11, 12, 18 e 19 de novembro, aos sábados, 20h, e aos domingos, 19h. Os ingressos estão disponíveis para reserva gratuita no sistema Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi).

Inspirado em contos de Franz Kafka, como Um Artista da Fome e Um Relatório para a Academia, o trabalho retrata a relação entre opressor e o oprimido e a interação social atravessada por dispositivos móveis. Quando a corrida pela evolução resulta em um paradoxo, reduzindo as relações sociais a atitudes primitivas, começamos a nos perguntar: ainda somos humanos?

A peça faz parte do trabalho coletivo do Núcleo de Artes Cênicas (NAC) do SESI Franca, sob direção de Thayse Guedes, orientadora de Artes Cênicas do SESI-SP, e está dentro da programação do Cena Livre, temporada de espetáculos dos NACs que traz, este ano, o tema Portas Abertas.

“Para muitos alunos, o NAC é a primeira opção para uma vivência teatral, que contribui para a formação sociocultural e estímulo à criatividade, além de dar suporte de criação para atores que estejam na sua fase inicial de formação”, ressalta a orientadora.

Assim como nas temporadas passadas, o Cena Livre traz à tona a liberdade de experimentação, em uma composição interdisciplinar que só o teatro amador pode oferecer.

Núcleo de Artes Cênicas do SESI-SP

Com 30 anos de existência, o Núcleo de Artes Cênicas é um dos mais expressivos programas de formação em cultura do SESI-SP. Atende mais de 6 mil alunos por ano, atuando na promoção da qualidade de vida em cursos para adultos, na orientação de jovens estudantes de teatro e na expansão da criatividade infantil por meio da vivência teatral. São ao todo 21 unidades, espalhadas em 18 cidades em todo Estado – A.E. Carvalho, Catumbi (Belenzinho), Vila Leopoldina e Vila das Mercês; Grande São Paulo: Mauá, Osasco, Mogi das Cruzes e São Bernardo do Campo; litoral: Santos. Interior: Araraquara, Birigui, Campinas, Franca, Itapetininga, Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba.

Cena Livre 2017

Todos os anos, em novembro, ao fim do Módulo Múltiplas Linguagens do NAC, os alunos apresentam os espetáculos inéditos, idealizados e produzidos com direção e mediação de seus orientadores de artes cênicas. Gratuitas e abertas ao público, as apresentações das peças fazem parte do processo formativo do curso livre anual, não profissionalizante. O Encontro Cena Livre inclui o intercâmbio entre as unidades do NAC para a troca de experiências e o intercâmbio das ideias que cada grupo trabalhou durante todo o curso.

O módulo, voltado para alunos com mais de 18 anos, propõe um aprofundamento na linguagem teatral a partir do estudo de diferentes técnicas e do processo de montagem. Prepara o aluno para a construção dos enredos e dos personagens, idealização dos figurinos e dos cenários e em toda a produção dos espetáculos, tudo sob o olhar apurado dos orientadores de artes cênicas do SESI-SP.

Para convergência dos conteúdos, a cada ano, um tema central norteia a pesquisa dos NACs, respeitando as características e os interesses de cada grupo, possibilitando torná-lo mais abrangente. Nesta edição de 2017, o tema escolhido, em conjunto com os alunos, foi Portas Abertas, assim como são as oportunidades que o NAC oferece aos seus participantes e, consequentemente, às comunidades a que pertence, em comemoração aos seus 30 anos de atuação.

O alinhamento dos temas do Encontro Cena Livre iniciou em 2012, quando as produções utilizaram a obra de Nelson Rodrigues (1912-1980). No ano seguinte, a temática proposta foi Brasilidade, em 2014, Memória e Cidade, em 2015, Histórias Fantásticas e em 2016, Mito e Realidade.

Ficha técnica

Dramaturgia: NAC Franca | Direção: Thayse Guedes | Assistência de Direção, Criação e operação de luz: Hélio Simões | Cenografia: Hélio Simões, Thayse Guedes e Grupo Múltiplas Linguagens | Figurino: Carol Decol e Grupo Múltiplas Linguagens | Adereços e Maquiagem: Grupo Múltiplas Linguagens | Músicos: Mael Souza, Naomi Taveira, João Baratto e Gabriel Ferraz | Fotografias: Felínio Freitas e Thayse Guedes | Figurinos: Carol Decol | Adereços e Maquiagem: Grupo Múltiplas Linguagens | Direção musical e trilha sonora: Thayse Guedes e Grupo Múltiplas Linguagens | Fotografias: Felínio Freitas, Thayse Guedes e Guto Pinheiro | Elenco: Mael Sousa, Amanda Rui Correa, Ana Laura Molina, Aparecida Donisete, Camila Souza, Gabriel Ferraz, Guilherme Lopes, Hewerthon Moura, João Baratto, Junior Cesar Lucio, Leandro Alves, Marcio José Ferreira, Mauro Rodrigues, Naomi Taveira, Nilmar Rita, Nilton Rezende, Rans Ferreira, Renata Pedroso, Wellington Matias, Willian Silva| Produção e execução: NAC Franca

SERVIÇO

Local: Teatro do SESI Franca Av. Santa Cruz, 2870

Datas e horários: 11 e 18, sábado, às 20h; 12 e 19, domingo, às 19h

Capacidade: 201 lugares 04 para cadeirantes

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: Não indicado para menores de 14 anos

Modalidade: Adulto 

Gênero: Teatro Contemporâneo

Informações: 16 37121600

Site: https://franca.sesisp.org.br/

Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Os ingressos serão distribuídos 2 horas antes do início do espetáculo. 


+ Cultura