Patches voltam com tudo em figuras, brasões, símbolos e emblemas

  • Entre linhas
  • Publicado em 16 de junho de 2017 às 17:42
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:13
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Eles dão uma “cara” superdivertida a parka, jaqueta, colete de couro, moletom, bolsas e até em tênis

​Emblemas, brasões, símbolos e figuras em formatos diversos bordados em pedaços de tecido que são colados em roupas e acessórios com água e ferro ou até mesmo costurados. Com certeza você já deve ter visto alguém circulando com patches pelas roupas.

Eles surgiram nos anos 30 como modo de identificação das patentes militares, mas, no mundo da moda, apareceram entre 1950 e 1960 como uma das formas de expressão dos adolescentes rebeldes em Londres. Nas décadas de 70 e 80 foi a vez dos punks e fãs de heavy metal adotarem o estilo, além de motociclistas. Nessa época foi muito usado em peças jeans como jaquetas e calças, mas não necessariamente com o significado de mostrar que se pertencia a determinado grupo e, sim, como statement fashion e muitas vezes até de rebeldia, dependendo da forma usada. Já nos anos 90, eles reapareceram com uma cara mais pop e cores com mais vida e, hoje, são queridinhos de várias it girls e celebridades. “Atualmente, muitas grifes apostaram nos jeans com patches, além de jaquetas, vestidos, camisas, shorts, mochilas, bolsas e até sapatos”, observa a produtora e assessora de moda, Cláudia Madeira.

Ela diz que a tendência traz consigo duas grandes vantagens: a possibilidade de você mesma customizar suas peças e, consequentemente, dar um ar de exclusividade ao seu item. Dessa forma, você poderá escolher aquelas aplicações que mais combinam com o seu estilo. “A moda dos patches é uma daquelas raras tendências em que a marca não importa, sendo fácil de encontrar esses itens à venda em armarinhos e lojas virtuais, por exemplo”, explica.

E além de darem uma “cara” superdivertida a parka, jaqueta, colete de couro, moletom, T-shirt, jaqueta bomber, vestidos, peças jeans, os patches também são aplicados em bolsas. “A Dior é uma das grifes que também tem apostado no uso dos patches nas últimas coleções”, comenta Cláudia.

Em tênis e slip on também aparecem. Os stickers são parecidos com os patches, mas não necessariamente são de tecido bordado e já vêm com adesivo para serem colados onde quiser.

Nova cara às roupas

Outra vantagem dos patches é que eles são uma forma de transformar completamente aquela peça velha que estava abandonada no seu closet. “Sendo assim, se você tem um item encostado no armário, porque não dar uma nova cara a ele com a aplicação de patches e voltar a usá-la como uma peça coringa, capaz de dar um up naquela produção mais básica?”, sugere.

Claudia vai além ao indicar uma combinação certeira e que deixa qualquer look mais jovial e com um ar vintage: “customize uma calça jeans e use-a com uma camiseta básica. Nos pés, um tênis de couro com recortes a laser fecha a produção”, diz.

Nesse estilo divertido não existe regras nem limitações, muito pelo contrário, quanto mais patches você conseguir aplicar na sua produção, melhor! Sabe o que é o mais legal disso: os patches podem dizer muito sobre seus gostos, sua personalidade e até mesmo como está o seu humor no dia.