Passos tem 46 dias sem chuva e procura por poços artesianos cresce 70%

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 24 de julho de 2018 às 13:48
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:53
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Seca obriga produtores a buscarem água no lençol freático. Média histórica dimuinuiu chuva

A ​estiagem que atinge algumas cidades do Sul de Minas prejudica alguns setores, especialmente o de produção rural. Uma das situções mais críticas é a de Passos (MG). A média história de chuvas para o mês de julho na cidade é de 16,2 milímetros. Mas, a pouco mais de uma semana para o fim do mês, a cidade não registrou nenhum milímetro – completou 46 dias sem chuva.

A umidade relativa do ar em Passos também caiu – fica na faixa de 30%, em estado de alerta. O estado crítico obrigou os produtores a buscarem água no lençol freático. A procura por poços artesianos na cidade subiu 70% nos últimos três meses.

“Com essa seca que a gente começou a ter em 2015, as nascentes estão secando, as águas superficiais também estão tendo baixa na água. E a água está muito contaminada. A partir daí, a procura por poços aumentou demais”, explica o agrimensor Thiago Silva Piantino.

Chuvas estão abaixo da média histórica no Sul de Minas (Foto: Reprodução/EPTV)Chuvas estão abaixo da média histórica no Sul de Minas (Foto: Reprodução/EPTV)

Chuvas estão abaixo da média histórica no Sul de Minas (Foto: Reprodução/EPTV)

O investimento mínimo é de R$ 5 mil, mais uma taxa de R$ 1,2 mil para o uso da água, que deve ser paga a cada quatro anos. A opção pelo poço artesiano deixou produtores mais tranquilos. “Trouxe uma água limpa, água boa, segurança fora do tempo. Mas vamos torcer para chover”, conta o produtor de leite Bartolomeu José Ribeiro.

A mesma situação de falta de chuva é vista em outras cidades do Sul de Minas. Em Pouso Alegre, a média histórica para o mês de julho é de 28,7 milímetros de chuva. Até o momento, choveu apenas 2,9 milímetros.

Em Varginha, a média é de 19,5 milímetros, mas a cidade só registrou 1,8. Já em Poços de Caldas, são 16,7 milímetros de acordo com a média histórica, mas só choveu até 2,9 milímetros. Sem chuva, o Lago de Furnas opera atualmente com 30,88% do volume útil.

Chuvas estão abaixo da média histórica no Sul de Minas (Foto: Reprodução/EPTV)Chuvas estão abaixo da média histórica no Sul de Minas (Foto: Reprodução/EPTV)

Chuvas estão abaixo da média histórica no Sul de Minas (Foto: Reprodução/EPTV)


+ Cidades