Partidos têm até hoje para solicitar troca de candidatos inelegíveis em outubro

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 12 de setembro de 2016 às 13:23
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:56
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Paulinho do Pit, em Restinga é um dos que têm candidatura impugnada na Justiça em Franca

Termina hoje (12) o prazo para as chapas solicitarem a troca de candidatos para as eleições municipais, cujo primeiro turno está marcado para daqui a 20 dias, em 2 de outubro.

Candidatos impugnados em 1ª ou 2ª instância podem ser substituídos, mas muito preferem aguardar o julgamento de recurso correndo um risco: em caso de negativa, a chapa completa fica comprometida. 

É o caso do candidato a vice-peefeito na chapa da prefeita de Restinga, Luciene Martins, o ex-prefeito Paulo Pitt. Ele foi cassado no ano passado e incluso na chamada ficha suja, mas recursa. 

Também em Restinga está impugnado o ex-vereador Wellington Ferreira. Ele recursa em São Paulo e a informação de que seria substituído por seu pai, o ex-prefeito Carlos Valim não foi confirmada. Wellington tem garantia de seu advogado em SP de que ganhará o recurso. 

Em São José da Bela Vista estão impugnados o ex-prefeito José Benedito de Fátima Barcelos – Zé Dito, e a atual prefeita Celinha Ferracioli. 

Em Jeriquara, com situação ainda mais grave está impugnado o ex-prefeito Alexandre Alves Borges (PSD), barrado pelo juiz de Pedregulho a pedido do Ministério Público Eleitoral. A informação de que Borges seria substituído pelo vereador Alberico Nonato Coelho também não foi confirmada. 

Partidos e coligações podem solicitar a substituição em casos especiais, como quando um candidato for considerado inelegível pela Justiça Eleitoral, por ter sido enquadrado na Lei da Ficha Limpa, por exemplo. A mudança também é permitida nos casos de renúncia ou falecimento.

A data é delicada para as chapas em disputa, pois partidos e coligações devem decidir se mantêm na corrida eleitoral candidatos que possuem condenações em primeira instância e aguardam o julgamento de recurso.

De hoje em diante, não será mais possível substituir aqueles candidatos que recebam sentenças desfavoráveis também em segunda instância antes do pleito marcado para 2 de outubro, tornando-se assim inelegíveis.


+ Política