Paris é sempre uma boa ideia!

  • Aromas em Palavras
  • Publicado em 5 de outubro de 2017 às 09:42
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:11
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Diversos países se transformam em puro glamour para receber os maiores nomes da moda. Suas coleções recém-criadas para ditar as tendências das próximas estações, são apresentadas em vários pontos do globo e disseminam o que há de melhor na alta costura pelo mundo todo.  Elas têm como objetivo principal organizar todo o setor têxtil, da indústria ao varejo, concentrando os principais lançamentos num determinado período. Isso facilita a cobertura por meios de comunicação, funcionando como uma grande vitrine para as marcas, além de facilitar para os compradores de irem aos showrooms, para as marcas entregarem os pedidos, lançarem as coleções nas lojas, entre outras coisas.

Sua importância não fica restrita apenas as passarelas. Aliás, me arriscaria a dizer que hoje em dia uma semana de moda é muito mais importante pelo que gira em torno dela do que pelas roupas e criações em si. Esses eventos costumam  movimentar uma receita tão grande que superam qualquer outro evento anual nas cidades em que acontecem como: nova York, Londres, Milão, Paris e São Paulo.

A origem desses eventos foi com Charles-Frédérick Worth foi um dos grandes revolucionários da moda. No outono de 1857 ele inaugurou sua loja na ‘rue de La Paix’, em Paris e assim criou o que chamamos hoje de alta costura. Ele vendia peças de roupa prontas, algo revolucionário na época, afirmando que o alfaiate, e não quem veste a roupa, é que é o verdadeiro senhor da Mosa. Com isso ele elevou o alfaiate, artesão tradicional e repetitivo, à categoria de criador, gênio artístico moderno. Além disso, ele foi o primeiro a trabalhar com o conceito de coleções divididas por estações.

A primeira semana de moda do mundo aconteceria quase cem anos depois, em Nova York. A jornalista de moda Eleonor Lambert organizou um evento chamado Press Week, em 1943, para mostrar as criações de estilistas americanos para outros jornalistas, os compradores não eram permitidos, sendo obrigados a visitar os showrooms dos estilistas. Na época os jornalistas viajavam para Paris para ver os desfiles de moda, porém com a Segunda Guerra Mundial acontecendo, nenhum deles podia atravessar o oceano. A Press Week foi um sucesso, e as revistas de moda, que vinham recheadas de referências francesas, começaram a dar mais espaço para outros criadores.

Uma das mais famosas é a Semana de Moda de Paris que se encerrou no último dia 3 de outubro. Nome como Chanel, Christian Dior, Chanel Joaillerie, Valentino, entre outros, participam todos os anos desse importante evento internacional. O mais tradicional hotel de Paris, o Plaza Athénée, hospeda a grande maioria dos principais nomes dos convidados do evento e ofereceu uma experiência exclusiva a esses hóspedes uma experiência exclusiva de compras. Uma das suítes do estabelecimento recebe o Montaigne Market, uma boutique mobiliada como um apartamento com as últimas tendências da moda expostas.

A proposta é promover um método mais intimista de compras, sem enfrentar o fluxo de pessoas presentes nas lojas convencionais. Além da boutique interna, o hotel é localizado na famosa Avenida Montaigne, local estratégico para quem quer visitar lojas das grifes de moda, além de possuir algumas das melhores vistas da Torre Eiffel.

Quem se hospedar no hotel também ganhará uma vasta seleção de produtos Guerlain à base de Eau de Cologne Impériale, a fragrância emblemática da empresa, e poderá receber ainda 30 minutos no cabeleireiro, experiência exclusiva para a Semana de Moda.

O estabelecimento ainda oferece o pacote Pure Silk. Os hóspedes que optarem por essa modalidade serão recebidos com uma garrafa de Moët Chandon e ganharão um robe de seda e um perfume de 100ml da famosa marca italiana La Perla, com notas de flor de lótus, tuberosa e flor de lis.

Como sempre, a moda está aliada cada vez mais às fragrâncias e a experiências que envolvem os 5 sentidos, promovendo bem estar e muito conforto. Ainda mais quando a moda está no berço da perfumaria. Sim, Paris é sempre uma boa ideia!

*Esta coluna é semanal e atualizada às quintas-feiras.​


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