Parentes de Nogueira e Gilson fracassam na urna, em clara rejeição à dupla

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 10 de outubro de 2018 às 08:15
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:04
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Prefeitos de Franca e Ribeirão Preto não conseguem transferir votos e demonstram desgaste

Os prefeitos de Franca, Gilson de Souza (DEM), e Duarte Nogueira (PSDB) tentaram eleger parentes, nas últimas eleições, para o cargo de deputado federal. Ambos fracassaram e nem mesmo o prestígio de governar duas das maiores cidades do Estado de São Paulo ajudou na tarefa de transferir votos.

Gilson lançou seu filho, Gilsinho, pelo PRB. Disse, ao longo da campanha, assim como o próprio candidato, que 35 mil votos seriam suficientes para elegê-lo pela projeção de votos de outros integrantes do partido, como Celso Russomano e Marcos Pereira, que obtiveram votações muito aquém do projetado.

Com isso, para se eleger no PRB, seriam necessários pelo menos 72 mil votos, muito além de onde Gilsinho chegou – 16 mil no total e 12 mil em Franca. Mas outro fato chama a atenção: se Gilson foi eleito prefeito de Franca com quase cem mil votos, por que a votação de Gilson de Souza Júnior foi tão baixa?

Não é difícil deduzir que foi um recado claro a Gilson de que sua administração não está agradando seus próprios eleitores. Caso contrário, eles certamente seguiriam a indicação política do prefeito, ainda mais se tratando de uma pessoa tão próxima dele.

Luz amarela no Paço Municipal, pois daqui a pouco haverá eleições para prefeito e, da forma que vai, Gilson não conseguirá se eleger e tampouco eleger um sucessor de sua confiança.

Duarte Nogueira, prefeito de Ribeirão Preto, conseguiu fazer ainda mais feio. Sua mulher, Samanta Nogueira, do PSDB, como o marido, foi a sétima mais votada de Ribeirão Preto, com 7,5 mil votos entre os 443 mil eleitores da cidade. No total, ela foi melhor que Gilsinho, somando 42 mil votos, mas ficou longe de conseguir uma cadeira na Câmara Federal.

A exemplo do que houve com Gilson, Nogueira não teve a capacidade ou o prestígio suficiente para transferir as boas votações que já obteve em pleitos anteriores, para deputado estadual, federal e prefeito de Ribeirão. Assim como o prefeito de Franca, é hora do tucano avaliar sua gestão e ver onde a população está insatisfeita.


+ Política