Paraíso acerta últimos detalhes para tradicional festa das Congadas

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 27 de dezembro de 2018 às 12:30
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:16
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cidade mineira a 78 km de Franca recebe milhares de turistas durante o evento

A organização da festa da Congada de São Sebastião do Paraíso define os últimos preparativos para a realização do evento. 

De acordo com o presidente da Comissão Organizadora, Heraldo Bícego, “os detalhes finais estão sendo acertados e na tarde de quarta-feira, 26, daremos continuidade aos festejos que tiveran início no último dia 8 com a solenidade do Levantamento das Bandeiras”, comenta. 

Ele disse que neste ano estão confirmadas apresentações de ternos da região que foram convidados.

De acordo com Heraldo a estrutura da festa começou a ser montada na tarde de quinta-feira (20/12). “Foi iniciada a montagem dos camarotes do Reinado, dos Santos e das autoridades, bem como das arquibancadas que neste ano serão todas cobertas”. 

Ele também confirmou que a passarela do congo terá iluminação especial e terá nos próximos dias a montagem dos equipamentos de som, cronômetros, gradio e da decoração especial que foi confeccionada para o local. 

“Assim que estiver tudo pronto haverá vistoria do Corpo de Bombeiros que irá avaliar as instalações. A segurança será feita pela Polícia Militar e também com a participação da Guarda Civil Municipal”, completa.

Heraldo cita que como ocorre em todos os anos a cidade fica repleta de visitantes, pessoas que vêm visitar familiares no fim de ano e muita gente vem, para exclusivamente, participar e acompanhar a tradicional festa da congada. 

“É a nossa festa maior  e a tradição será mantida em mais um ano”, conta.

 “Todos os ternos compareceram e participaram da parte religiosa no dia 8. Tenho visitado as sedes dos ternos e o pessoal está bastante animado ao ponto de alguns terem realizado ensaios na rua e até passando pela praça, tamanha a motivação dos congadeiros”, ressalta.

A retomada da festa começa pontualmente às 15 horas com a procissão das imagens dos santos padroeiros da Congada, que terá saída da Capela de Nossa Senhora e seguirá até a Matriz São Sebastião.

O terno de Congo Caçula de Paraíso e de Moçambique São Benedito foram penalizados por descumprirem o regulamento e ficarão de fora das apresentações neste ano.

“É obrigatório o comparecimento de todos os ternos em todos os eventos na parte religiosa e na festiva para que não hajam punições a ninguém”, observa. No entanto, neste ano haverá a abertura de espaço para que um novo terno composto por crianças possa se apresentar nos desfiles. “Teremos o terno mirim Nova Geração que é estreante e promete fazer bonito abrindo os desfiles todas as noites”, antecipa.

Outros destaques são os ternos convidados que também prometem dar brilho especial aos festejos. “Já estão confirmadas as presenças do Terno de Moçambique Filhos de São Tomás, além de Catupé e Santa Catarina com cerca de 150 integrantes, ambos de Itamogi”.

Também foram convidados e participarão as crianças do Projeto Congadeiro Mirim, da Escola Municipal Professora Alice Naves Ferreira. “É a tradição que se mantém, mesmo com algumas variações. Eu sou neto de congadeiro e a gente vê nestas crianças, no terno das mulheres, nos investimentos de todos os ternos a manutenção da grandiosidade da nossa festa”, comemora Heraldo.

Destaques
Ele comentou que a Congada de Paraíso continua sendo destaque em todo o Brasil como uma das melhores do gênero no País.

“Tivemos nesta semana um destaque interessante numa série produzida e mostrada pela EPTV para toda a região. Isso faz com que a nossa festa se torne cada vez mais conhecida e valorizada atraindo desta forma mais turistas para a nossa cidade”, conclui.

Vicente de Souza Neto, o Vicente Irmão, foi personagem de uma das reportagens mostradas durante a semana. Ele falou de seu envolvimento com a Congada principalmente como organizador da parte religiosa. 

“Isso para mim é paixão, alegria, fé e amor”, define Vicente. Ele agradeceu a todos pela oportunidade, pela indicação e até pelos elogios recebidos diante do trabalho realizado.

Além dele outros personagens importantes da festa do Congo, como José Salvador Eustáquio, o Gorvalho, João Aureliano, ambos já falecidos foram relembrados como ícones e inspiração de uma geração de congadeiros, destaques de uma das maiores festas de Paraíso.

(* Com informações do Jornal do Sudoeste)


+ Cultura